PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR COMO TEM SE DADO A CONSTITUI??O DOS SABERES E A FORMA??O DO PROFESSOR DE HIST?RIA, BEM COMO AS CARACTER?STICAS E O PAPEL QUE O ENSINO DESSA DISCIPLINA TEM ASSUMIDO AO LONGO DOS ANOS NO BRASIL. A ESCRITA FAZ UM PERCURSO HIST?RICO DESSES ASPECTOS FOCANDO, NO ENTANTO NO ATUAL CONTEXTO DE CRISE DA DEMOCRACIA VIVENCIADO NO CEN?RIO NACIONAL. PARA TANTO FAZEMOS UMA DISCUSS?O BIBLIOGR?FICA TENDO BASE OS ESTUDOS DE TARDIF (2012), FONSECA (2007), ZAMBONI; FONSECA (2008); GHIRALDELLI (2019) E GUERREIRO (2019) ENTRE OUTROS. O MOMENTO ? DE ATAQUE ? EDUCA??O COMO UM TODO, ?S CI?NCIAS HUMANAS E ? HIST?RIA EM PARTICULAR, ASSIM COMO AOS PROFESSORES EM GERAL, ACUSADOS DE DOUTRINADORES ESTES EST?O NA MIRA DO GOVERNO QUE APREGOA A FAL?CIA DA EXIST?NCIA DE UMA SUPOSTA ?DOUTRINA??O COMUNISTA? POR PARTE DOS DOCENTES. CONCLU?MOS, PORTANTO A IMPORT?NCIA DA INFLU?NCIA NA FORMA??O DOS PROFISSIONAIS DA HIST?RIA E NO ENSINO DESSA DISCIPLINA DE UMA CATEGORIA QUE SE PODE DENOMINAR DE ?NEGACIONISMO? HIST?RICO. O CONCEITO DE NEGACIONISMO ? UM TIPO DE AFIRMA??O HIST?RICA QUE N?O TEM BASE DOCUMENTAL, QUE DISTORCE O PROCESSO FACTUAL, OU QUE SIMPLESMENTE TRABALHA COM DOCUMENTOS FALSOS, COM O OBJETIVO DE NEGAR PROCESSOS QUE S?O CONSENSUAIS. O NEGACIONISMO TEM UM PONTO DE PARTIDA IDEOL?GICO, COM OBJETIVO DE DISTORCER E OCULTAR O PASSADO DE ACORDO COM OS INTERESSES DE DETERMINADOS GRUPOS.