OBJETIVA-SE DEBRUÇAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DOS PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES, O QUAL DEVE LANÇAR MÃO DA EXCLUSIVAMENTE DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS, MAS AO MESMO TEMPO CONSIDERAR OS SABRES PRÁTICOS DO PROFESSORADO. DISCUTE-SE QUE A PRÁXIS INTEGRADA AOS PROCESSOS SOCIAIS, CONSTITUI-SE COMO O ESPAÇO E O TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS FORMADORES, AFINAL NELA ELES VÃO PRODUZINDO SUA PRÁTICA DOCENTE E SE CONSTITUINDO PROFISSIONALMENTE. DIANTE O EXPOSTO, ESTE TRABALHO É EXPLORATÓRIO, FUNDAMENTANDO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS ACADÊMICO E POLÍTICO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE EVIDENCIEM ESPAÇOS DE REFLEXÃO PARA O ENVOLVIMENTO DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO DE DOCENTE. TRAZ-SE UM À TONA A NECESSIDADE DE CONHECER OS ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS CONSTITUÍDAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMADORES EM DETRIMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE.