O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ANEXOS (TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS), COM O OBJETIVO DE APONTAR DE QUE FORMA É TRATADA A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NOS CAPÍTULOS QUE REGULAM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OS RESULTADOS ESTÃO EXPOSTOS EM UMA NUVEM DE PALAVRAS COM OS TERMOS MAIS ENCONTRADOS NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO, E EM UMA TABELA COM A FREQUÊNCIA DOS TERMOS “ÉTNICO-RACIAIS” E OUTROS QUE REMETEM AO TEMA, COMO “AFRO BRASILEIRA”, “IDENTIDADE”, ENTRE OUTROS. AS CORRENTES DO MULTICULTURALISMO CONSIDERAM A INSERÇÃO E RECONHECIMENTO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. COM BASE NOS RESULTADOS APONTADOS, VERIFICA-SE QUE EXISTEM INDICAÇÕES NO TEXTO QUE RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE HUMANA NO CURRÍCULO ESCOLAR, PORÉM ATENTA-SE PARA O NÚMERO POUCO EXPRESSIVO DE TERMOS COMO “ÉTNICO-RACIAL”, “NEGRA/O”, “INTERCULTURAL” E “MULTICULTURAL” NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. CONSTATA-SE QUE A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ESTÁ MAIS PRESENTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E DEMAIS COMPONENTES. AMPLAS SÃO AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMO EXPOSTO PELOS AUTORES REFERENCIADOS. AINDA QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NÃO DISCORRA SOBRE ESTAS POTENCIALIDADES, O DOCUMENTO GARANTE, ATRAVÉS DOS SEUS OBJETIVOS E TEMAS TRANSVERSAIS, A NECESSIDADE DE DESENVOLVER A TEMÁTICA