No presente trabalho analisamos os impactos e possíveis desdobramentos na formação de professores no Ensino Superior, por meio do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) “Disciplinas de Licenciaturas voltadas para a Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, envolvendo três IES públicas e brasileiras: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), no período de 2008 a 2013. Buscamos perceber a importância da formação inicial e continuada e os saberes dialogados nesta formação via questionários aplicados as pesquisadoras das três Universidades (UFMA, USP e UERN). A fundamentação utilizada advém de autores Lampert (1998), Tardif (2010), Severino (2008), Souza, Costa e Costa (2010), Sampaio, Freitas e Souza (2010) Libâneo (2011), dentre outros. Através da pesquisa qualitativa identificamos contribuições significativas na formação continuada das profissionais investigadas com a realização do projeto, dentre elas, destacamos o intercâmbio existente entre as três IES, consequentemente, a aproximação de distintas realidades e regiões (Nordeste e Sudeste), que dada a profícua relação ensino e pesquisa, conclui-se que a produção do PROCAD superou o previsto nas três IES.