O trabalho tem como objetivo analisar a formação do graduando em pedagogia, que vivenciou experiências exitosas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto é um recorte de nosso trabalho monográfico realizado na abordagem da pesquisa qualitativa, com graduandos bolsistas do PIBID, que tiveram experiências educativas na Escola Estadual João Godeiro - Patu/RN, integrante do Subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Na pesquisa, utilizou-se de entrevistas realizadas com a coordenadora de área do programa e com cinco graduandos bolsistas, bem como, de observações no PIBID. Ainda, valeu-se de documentos legais e da teoria que discute a temática delimitada, como: a Portaria 260/2010-CAPES, o Projeto Institucional/UERN/2011, Tardif (2008), Gauthier (et al, 2006). O trabalho traz o entendimento de que o PIBID favorece as condições ao graduando de pedagogia para se desenvolver profissionalmente. O PIBID possibilita ao bolsista construir/reconstruir os saberes docentes, no contato com experiências docentes potencializadoras.