Este artigo tem o objetivo trazer à tona uma reflexão sobre a educação como alicerce para construção da formação do professor em meio a um espaço para o desenvolvimento reflexivo da prática pedagógica, tendo como pano de fundo o contexto social para as discussões e elaborações conceituais do dia a dia da atuação docente. Daí a necessidade da formação do professor ser construída ao longo de sua atividade docente através de um processo continuo de produção de saberes e troca de experiências, pois, entende-se que para a educação possibilitar a (auto) formação participada do professor, o mesmo precisa comprometer-se com a qualidade de sua formação e de sua prática, fazendo destas espaço para discussão, criação e inovação pedagógica. Dessa forma, este estudo destaca-se a relevância da formação inicial e continuada do professor para a qualidade de seu desenvolvimento educacional com a transformação social, assumindo, assim, a formação como um processo interativo e dinâmico, balizado pela realidade contextual em que o mesmo se insere. Logo, pensar em sua construção é preciso que aconteça a garantia da formação inicial, uma vez que a própria é um requisito essencial para o exercício do magistério, como também pensando na formação continuada que constitui uma necessidade intrínseca para os profissionais da educação que não deverá ser vista como momentos de atualização. A Formação Continuada integra-se a um processo permanente de desenvolvimento profissional e considera a problematização decorrente do exercício das atividades docentes. Enfim, todas essas premissas deverá apoiar-se na reflexão sobre o fazer escolar e assim possibilitar a auto-avaliação e a construção continua de sua profissionalização.