INTRODUÇÃO: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SE CONFIGURA EM UM CENÁRIO POTENTE DE APRENDIZAGEM, NO QUAL PODE SER VIVENCIADO O ENSINO SUPERIOR, OPORTUNIZANDO A APROXIMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO COM A SALA DE AULA E COM O PROCESSO EDUCACIONAL PARA A PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO DOCENTE. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DURANTE O MESTRADO ACADÊMICO. METODOLOGIA: TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, O QUAL ABORDA A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO. A VIVÊNCIA OCORREU EM 2016 E TEVE A DURAÇÃO DE SEIS MESES. RESULTADOS: O ESTÁGIO DOCENTE, PARA O MESTRANDO DE QUAISQUER PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PARA ATUAR NA DOCÊNCIA, UMA VEZ QUE PASSA A MINISTRAR AULAS ROTINEIRAMENTE E SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR. ESTA VIVÊNCIA TEM A POTENCIALIDADE DE MOTIVAR OS PÓS-GRADUANDOS À SEGUIREM A CARREIRA ACADÊMICA, ASSOCIANDO-A A PESQUISA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A OPORTUNIDADE DE ATUAR COMO DOCENTE, DURANTE O ESTÁGIO NO MESTRADO, É UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR PARA A FORMAÇÃO DE UM MESTRE, ALÉM DE SER UM MEIO ENRIQUECEDOR PARA A APRENDIZAGEM PRÁTICA, POIS PROPICIA A APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A SALA DE AULA, PODENDO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES.