Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O TRABALHO COM O GÊNERO CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO

Palavra-chaves: CRÔNICA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, PROFLETRAS Comunicação Oral (CO) GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6072
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "O TRABALHO COM O GÊNERO CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO WALTER DE SÁ LEITÃO – CAWSLDEPARTAMENTO DE LETRAS – LINGUA PORTUGUESA MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUNIDADE DE ASSU – CAWSL O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOAutora: SILVA MOURA Ana Bartira da Prof. Orientador: Dr.CÂMARA PEREIRAFrancisco Afrânio  RESUMOEssa pesquisa-ação objetiva contribuir com uma proposta de trabalho em sala de aula com o gênero crônica, a fim de incentivar o gosto e a prática da escrita numa turma do 9º ano do Ensino fundamental, da rede municipal de ensino, tomando-se por base situações reais experienciadas no cotidiano dos próprios alunos. Para tal, iniciou-se esse trabalho interventivo movido pela seguinte indagação: considerada a crônica um gênero mais acessível ao docente jovem, como utilizá-la de modo mais produtivo e dinâmico no exercício da escrita de alunos de uma turma de 9º ano? Como aporte teórico, buscou-se analisar autores como Bakhtin (1986), Oliveira (2010), Cândido (1992), Cosson (2014), Braga (2002), entre outros. Para a execução dessa proposição, será apresentada uma proposta de intervenção que se apoia no material da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, o qual apresenta uma sequência didática no formato de oficinas voltadas para o trabalho com o gênero Crônica. Palavras-chave: Crônica; Projeto de intervenção; PROFLETRAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica"
    "palavra_chave" => "CRÔNICA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, PROFLETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_21_03_54_idinscrito_792_38ece22809ab4faab0fc95423b9dc615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BARTIRA DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANA BARTIRA"
    "autor_email" => "bartiraveras@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6072
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "O TRABALHO COM O GÊNERO CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO WALTER DE SÁ LEITÃO – CAWSLDEPARTAMENTO DE LETRAS – LINGUA PORTUGUESA MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUNIDADE DE ASSU – CAWSL O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOAutora: SILVA MOURA Ana Bartira da Prof. Orientador: Dr.CÂMARA PEREIRAFrancisco Afrânio  RESUMOEssa pesquisa-ação objetiva contribuir com uma proposta de trabalho em sala de aula com o gênero crônica, a fim de incentivar o gosto e a prática da escrita numa turma do 9º ano do Ensino fundamental, da rede municipal de ensino, tomando-se por base situações reais experienciadas no cotidiano dos próprios alunos. Para tal, iniciou-se esse trabalho interventivo movido pela seguinte indagação: considerada a crônica um gênero mais acessível ao docente jovem, como utilizá-la de modo mais produtivo e dinâmico no exercício da escrita de alunos de uma turma de 9º ano? Como aporte teórico, buscou-se analisar autores como Bakhtin (1986), Oliveira (2010), Cândido (1992), Cosson (2014), Braga (2002), entre outros. Para a execução dessa proposição, será apresentada uma proposta de intervenção que se apoia no material da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, o qual apresenta uma sequência didática no formato de oficinas voltadas para o trabalho com o gênero Crônica. Palavras-chave: Crônica; Projeto de intervenção; PROFLETRAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica"
    "palavra_chave" => "CRÔNICA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, PROFLETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_21_03_54_idinscrito_792_38ece22809ab4faab0fc95423b9dc615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BARTIRA DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANA BARTIRA"
    "autor_email" => "bartiraveras@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO WALTER DE SÁ LEITÃO – CAWSLDEPARTAMENTO DE LETRAS – LINGUA PORTUGUESA MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUNIDADE DE ASSU – CAWSL O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTOAutora: SILVA MOURA Ana Bartira da Prof. Orientador: Dr.CÂMARA PEREIRAFrancisco Afrânio RESUMOEssa pesquisa-ação objetiva contribuir com uma proposta de trabalho em sala de aula com o gênero crônica, a fim de incentivar o gosto e a prática da escrita numa turma do 9º ano do Ensino fundamental, da rede municipal de ensino, tomando-se por base situações reais experienciadas no cotidiano dos próprios alunos. Para tal, iniciou-se esse trabalho interventivo movido pela seguinte indagação: considerada a crônica um gênero mais acessível ao docente jovem, como utilizá-la de modo mais produtivo e dinâmico no exercício da escrita de alunos de uma turma de 9º ano? Como aporte teórico, buscou-se analisar autores como Bakhtin (1986), Oliveira (2010), Cândido (1992), Cosson (2014), Braga (2002), entre outros. Para a execução dessa proposição, será apresentada uma proposta de intervenção que se apoia no material da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, o qual apresenta uma sequência didática no formato de oficinas voltadas para o trabalho com o gênero Crônica. Palavras-chave: Crônica; Projeto de intervenção; PROFLETRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.