FORMANDO O PROFESSOR PESQUISADOR: EXPERIÊNCIAS NO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60611 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3898 "inscrito_id" => 2911 "titulo" => "FORMANDO O PROFESSOR PESQUISADOR: EXPERIÊNCIAS NO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO EIXO A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. ELE EMERGE EM MEIO AOS DEBATES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO SUBPROJETO INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA: O DIÁLOGO E INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). BUSCAMOS, DESTA FORMA, ENTENDER DE QUE MODO O PIBID/PEDAGOGIA SE CONSTITUI COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES PESQUISADORES. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADOS OS AUTORES: ALARCÃO (2001), BARDIN (2016), GIL (2008), FREIRE (1996) E NUÑEZ E RAMALHO (2005, 2008), DENTRE OUTROS QUE ABORDAM O PROFESSOR PESQUISADOR, IDENTIDADE DOCENTE E ASPECTOS METODOLÓGICOS DA SUA PRÁTICA. A PESQUISA TEM NATUREZA BÁSICA, REALIZADA SOB ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA PARTICIPANTE, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE MÉTODOS OBSERVACIONAIS-INTERATIVOS, PRÓPRIOS DE ESTUDOS EXPLORATÓRIOS, NO QUAL, OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA VINCULADOS AO PROGRAMA SUPRACITADO FORAM QUESTIONADOS SOBRE: “QUANDO VOCÊ PENSA EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE PELO PIBID, QUE PALAVRAS VEEM À SUA MENTE?” A PARTIR DOS DADOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SISTEMATIZANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS EM UM QUADRO CONTENDO A FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS E RELACIONANDO-AS COM AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR PESQUISADOR ENCONTRADAS EM ALARCÃO (2001). AS PALAVRAS ENCONTRADAS CORROBORARAM COM O PENSAMENTO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE INVESTIGADORA, PERCEBIDA COMO MOTOR CENTRAL DAS ATIVIDADES DO PIBID VISTO SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS BOLSISTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID-PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2911_25092019161224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI MOTA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MOTA" "autor_email" => "davimtb2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60611 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3898 "inscrito_id" => 2911 "titulo" => "FORMANDO O PROFESSOR PESQUISADOR: EXPERIÊNCIAS NO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO EIXO A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. ELE EMERGE EM MEIO AOS DEBATES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO SUBPROJETO INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA: O DIÁLOGO E INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). BUSCAMOS, DESTA FORMA, ENTENDER DE QUE MODO O PIBID/PEDAGOGIA SE CONSTITUI COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES PESQUISADORES. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADOS OS AUTORES: ALARCÃO (2001), BARDIN (2016), GIL (2008), FREIRE (1996) E NUÑEZ E RAMALHO (2005, 2008), DENTRE OUTROS QUE ABORDAM O PROFESSOR PESQUISADOR, IDENTIDADE DOCENTE E ASPECTOS METODOLÓGICOS DA SUA PRÁTICA. A PESQUISA TEM NATUREZA BÁSICA, REALIZADA SOB ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA PARTICIPANTE, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE MÉTODOS OBSERVACIONAIS-INTERATIVOS, PRÓPRIOS DE ESTUDOS EXPLORATÓRIOS, NO QUAL, OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA VINCULADOS AO PROGRAMA SUPRACITADO FORAM QUESTIONADOS SOBRE: “QUANDO VOCÊ PENSA EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE PELO PIBID, QUE PALAVRAS VEEM À SUA MENTE?” A PARTIR DOS DADOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SISTEMATIZANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS EM UM QUADRO CONTENDO A FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS E RELACIONANDO-AS COM AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR PESQUISADOR ENCONTRADAS EM ALARCÃO (2001). AS PALAVRAS ENCONTRADAS CORROBORARAM COM O PENSAMENTO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE INVESTIGADORA, PERCEBIDA COMO MOTOR CENTRAL DAS ATIVIDADES DO PIBID VISTO SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS BOLSISTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID-PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2911_25092019161224.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI MOTA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MOTA" "autor_email" => "davimtb2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }