O PRESENTE TRABALHO TEM COMO EIXO A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. ELE EMERGE EM MEIO AOS DEBATES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO SUBPROJETO INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA: O DIÁLOGO E INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, DESENVOLVIDO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). BUSCAMOS, DESTA FORMA, ENTENDER DE QUE MODO O PIBID/PEDAGOGIA SE CONSTITUI COMO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES PESQUISADORES. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADOS OS AUTORES: ALARCÃO (2001), BARDIN (2016), GIL (2008), FREIRE (1996) E NUÑEZ E RAMALHO (2005, 2008), DENTRE OUTROS QUE ABORDAM O PROFESSOR PESQUISADOR, IDENTIDADE DOCENTE E ASPECTOS METODOLÓGICOS DA SUA PRÁTICA. A PESQUISA TEM NATUREZA BÁSICA, REALIZADA SOB ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA PARTICIPANTE, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE MÉTODOS OBSERVACIONAIS-INTERATIVOS, PRÓPRIOS DE ESTUDOS EXPLORATÓRIOS, NO QUAL, OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA VINCULADOS AO PROGRAMA SUPRACITADO FORAM QUESTIONADOS SOBRE: “QUANDO VOCÊ PENSA EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE PELO PIBID, QUE PALAVRAS VEEM À SUA MENTE?” A PARTIR DOS DADOS FOI FEITA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SISTEMATIZANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS EM UM QUADRO CONTENDO A FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS E RELACIONANDO-AS COM AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR PESQUISADOR ENCONTRADAS EM ALARCÃO (2001). AS PALAVRAS ENCONTRADAS CORROBORARAM COM O PENSAMENTO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE INVESTIGADORA, PERCEBIDA COMO MOTOR CENTRAL DAS ATIVIDADES DO PIBID VISTO SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS BOLSISTAS.