Este trabalho é parte de um estudo maior intitulado “História da Escola Primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930-1961)” que pretende analisar a História da Educação através das Leis e Decretos. Tem como objetivo analisar a renovação pedagógica proposta e normatizada para as escolas primárias tendo em vista as transformações nos método de ensino com a ocorrência da Escola Nova e reunir, organizar e disponibilizar fontes documentais referentes ao Estado do Piauí. Neste período o ensino primário do Piauí passou por um processo de consolidação e desenvolvimento educacional, que daria uma nova roupagem ao sistema escolar do Estado. A pesquisa é de natureza historiográfica, de cunho documental e bibliográfico, usando a análise de conteúdo segundo BARDIN (1994), tomando como base os aspectos legais e administrativos do estado do Piauí. Foi realizada uma pesquisa de campo no arquivo público do Piauí – Casa Anísio Brito. Utilizou-se como aporte teórico BURKE (1995), LOPES (2001) e FERRO (1996). entre outros. Em 1930 o ensino público primário era obrigatório, leigo e gratuito. Dividia-se em fundamental e complementar, eram mantidas pelo Estado com auxílio dos municípios e fiscalizadas pela Diretoria Geral da Instrução. Neste estudo já podemos afirmar que o ensino primário piauiense estava se consolidando, com a expansão e transformações nas suas estruturas. Percebermos que os documentos são importantes fontes históricas de reconstrução de um o processo de construção da atual escola, pois é através da legislação e de outras, que se compreende a evolução histórica da educação de modo geral.