Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O TRABALHO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: Docência, , Recursos Tecnológicos, Processo Ensino Aprendizagem Comunicação Oral 03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 444
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "A sociedade está passando por várias mudanças com a evolução tecnológica, sendo indispensável que os educadores desenvolvam atividades didático-pedagógicas capazes de inserir os educandos nesta nova era da informação e do conhecimento em rede. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) abre novas possibilidades de ensino aprendizagem para professores e alunos, como também gera novos desafios que devem ser superados para que a educação promova a inclusão digital. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar a atuação docente e as novas tecnologias da comunicação e informação no cotidiano escolar. Neste sentido, problematizou-se como os educadores do ensino fundamental estão lidando com o uso das novas tecnologias nas escolas da rede municipal de ensino em Picos-PI. A metodologia utilizada constará de observações, questionários, pesquisa de campo e diário de bordo para registro dos dados coletados, com a finalidade de analisar as informações obtidas. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, delineando dados quantitativos. Desse modo, será retratada a bibliografia do assunto abordado e analise dos questionários. Para aprofundamento e respaldo teórico do estudo utilizar-se-ão de autores como Belloni (2009), Gil (2010), Libâneo (1998), dentre outros. Dessa forma, os resultados apresentados representam o resultado inicial do estudo. Portanto, infere-se que é mediante uma formação continuada que incentive a conscientização do professor, do apoio de políticas públicas e de uma visão crítica que educadores poderão inserir os jovens educandos socialmente no mundo digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Docência,, Recursos tecnológicos, Processo ensino aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "e17b76a7d7407afe5274ce74d9643874_1895"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SOLANGE DOS REIS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA SOLANGE"
    "autor_email" => "solanggereis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 444
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 511
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "A sociedade está passando por várias mudanças com a evolução tecnológica, sendo indispensável que os educadores desenvolvam atividades didático-pedagógicas capazes de inserir os educandos nesta nova era da informação e do conhecimento em rede. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) abre novas possibilidades de ensino aprendizagem para professores e alunos, como também gera novos desafios que devem ser superados para que a educação promova a inclusão digital. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar a atuação docente e as novas tecnologias da comunicação e informação no cotidiano escolar. Neste sentido, problematizou-se como os educadores do ensino fundamental estão lidando com o uso das novas tecnologias nas escolas da rede municipal de ensino em Picos-PI. A metodologia utilizada constará de observações, questionários, pesquisa de campo e diário de bordo para registro dos dados coletados, com a finalidade de analisar as informações obtidas. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, delineando dados quantitativos. Desse modo, será retratada a bibliografia do assunto abordado e analise dos questionários. Para aprofundamento e respaldo teórico do estudo utilizar-se-ão de autores como Belloni (2009), Gil (2010), Libâneo (1998), dentre outros. Dessa forma, os resultados apresentados representam o resultado inicial do estudo. Portanto, infere-se que é mediante uma formação continuada que incentive a conscientização do professor, do apoio de políticas públicas e de uma visão crítica que educadores poderão inserir os jovens educandos socialmente no mundo digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Docência,, Recursos tecnológicos, Processo ensino aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "e17b76a7d7407afe5274ce74d9643874_1895"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SOLANGE DOS REIS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA SOLANGE"
    "autor_email" => "solanggereis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A sociedade está passando por várias mudanças com a evolução tecnológica, sendo indispensável que os educadores desenvolvam atividades didático-pedagógicas capazes de inserir os educandos nesta nova era da informação e do conhecimento em rede. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) abre novas possibilidades de ensino aprendizagem para professores e alunos, como também gera novos desafios que devem ser superados para que a educação promova a inclusão digital. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar a atuação docente e as novas tecnologias da comunicação e informação no cotidiano escolar. Neste sentido, problematizou-se como os educadores do ensino fundamental estão lidando com o uso das novas tecnologias nas escolas da rede municipal de ensino em Picos-PI. A metodologia utilizada constará de observações, questionários, pesquisa de campo e diário de bordo para registro dos dados coletados, com a finalidade de analisar as informações obtidas. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, delineando dados quantitativos. Desse modo, será retratada a bibliografia do assunto abordado e analise dos questionários. Para aprofundamento e respaldo teórico do estudo utilizar-se-ão de autores como Belloni (2009), Gil (2010), Libâneo (1998), dentre outros. Dessa forma, os resultados apresentados representam o resultado inicial do estudo. Portanto, infere-se que é mediante uma formação continuada que incentive a conscientização do professor, do apoio de políticas públicas e de uma visão crítica que educadores poderão inserir os jovens educandos socialmente no mundo digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.