A sociedade está passando por várias mudanças com a evolução tecnológica, sendo indispensável que os educadores desenvolvam atividades didático-pedagógicas capazes de inserir os educandos nesta nova era da informação e do conhecimento em rede. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) abre novas possibilidades de ensino aprendizagem para professores e alunos, como também gera novos desafios que devem ser superados para que a educação promova a inclusão digital. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar a atuação docente e as novas tecnologias da comunicação e informação no cotidiano escolar. Neste sentido, problematizou-se como os educadores do ensino fundamental estão lidando com o uso das novas tecnologias nas escolas da rede municipal de ensino em Picos-PI. A metodologia utilizada constará de observações, questionários, pesquisa de campo e diário de bordo para registro dos dados coletados, com a finalidade de analisar as informações obtidas. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, delineando dados quantitativos. Desse modo, será retratada a bibliografia do assunto abordado e analise dos questionários. Para aprofundamento e respaldo teórico do estudo utilizar-se-ão de autores como Belloni (2009), Gil (2010), Libâneo (1998), dentre outros. Dessa forma, os resultados apresentados representam o resultado inicial do estudo. Portanto, infere-se que é mediante uma formação continuada que incentive a conscientização do professor, do apoio de políticas públicas e de uma visão crítica que educadores poderão inserir os jovens educandos socialmente no mundo digital.