O presente artigo apresenta uma pesquisa-ação, com base em uma teoria apresentada por Saviani, a Pedagogia Histórico-Crítica-P.H.C, apresentando cinco etapas com fins de transformação do indivíduo e por ele da sociedade em que está inserido, originando uma teoria que valoriza o processo de leitura e da escrita, denominada PROTEXTUALIDADE, adicionando duas etapas a P.H.C, sem perder a finalidade de transformação do aluno, apenas valorizando o processo da linguagem adquirida pelo mesmo, assim aprimorando a teoria para uso na prática em sala de aula. Foram realizados testes dessa teoria, em escolas municipais da cidade do Crato, realizados no período de 2 anos em um projeto financiado pela Fundação Cearense de Desenvolvimento e Apoio a Pesquisa – FUNCAP, foram realizadas observações das aulas de Ciências de salas do 5º ano, entrevistas com os alunos, para obter uma noção da realidade social apresentada por eles, entrevistas com professores, buscando conhecer sua formação. Ministrando posteriormente semanas onde era apresentado determinado conteúdo da área de Ciências, seguindo rigorosamente os passos apresentados pela PROTEXTUALIDADE. Com isso obteve-se resultados satisfatórios, onde foi possível analisar que o aluno apresentou “transformação” diante do tema apresentando, sendo visto inicialmente uma criança com insatisfação no estudo, na matéria, e na etapa final, alguém que entendeu a importância do conteúdo e os conceitos fundamentais em sua formação tanto escolar, quanto humana e social.