CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 440 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1363 "titulo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLA" "resumo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLAMaria Regina Alves dos Reis/UEPB1 Kaline Ferreira Costa/UEPB2 Patrícia Cristina de Aragão Araújo/UEPB3 A presente pesquisa faz parte do projeto de extensão em andamento intitulado “Culturas juvenil: Identidade, Representação e História na cultura escolar” que esta sendo desenvolvido na escola pública estadual Monsenhor José Borges de Carvalho na cidade de Alagoa Nova-PB, com turmas de ensino médio. , o mesmo tem como objetivo refletir e discutir questões referentes ao universo juvenil no contexto da escola. Nesse sentido discutiremos a problemática do Bulling a partir de suas vivencias, bem como questões que norteiam seus cotidianos. O referido trabalho surge da necessidade de reflexão sobre a relação entre escola, juventude e sociedade. Nesse sentido nos propomos a discutir a cerca da diversidade cultural que se configura no contexto escolar considerando que para que possamos ter uma sociedade democrática, precisamos formar cidadãos críticos e para isso não podemos ignorar os encontros de culturas que se dão no espaço escolar. A discussão sobre multiculturalismo orienta-se pelo direito ao trato, ao convívio democrático em contextos marcados pela desigualdade e exclusão étnico-racial, social, geracional, de gênero, de religiosidade e orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros. Essa reflexão, já ocupa espaço destacado no cenário social e político do Brasil, precisa ocupar mais espaço na agenda educacional. O projeto cultura juvenil vem propor essa discussão para que os jovens sintam-se atraídos e incluídos pela escola. Palavras-chave: Juventude. Escola. cultura. 1 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail:reginareishistoriadora@gmail.com2 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreiracosta@gmail.com3 Professora de História UEPB. Doutora em Educação. E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS" "palavra_chave" => "Juventude, Escola., Cultura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "9683cc5f89562ea48e72bb321d9f03fb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA REGINA ALVES DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MARIA REGINA" "autor_email" => "reginareishistoriadora@gm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 440 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1363 "titulo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLA" "resumo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLAMaria Regina Alves dos Reis/UEPB1 Kaline Ferreira Costa/UEPB2 Patrícia Cristina de Aragão Araújo/UEPB3 A presente pesquisa faz parte do projeto de extensão em andamento intitulado “Culturas juvenil: Identidade, Representação e História na cultura escolar” que esta sendo desenvolvido na escola pública estadual Monsenhor José Borges de Carvalho na cidade de Alagoa Nova-PB, com turmas de ensino médio. , o mesmo tem como objetivo refletir e discutir questões referentes ao universo juvenil no contexto da escola. Nesse sentido discutiremos a problemática do Bulling a partir de suas vivencias, bem como questões que norteiam seus cotidianos. O referido trabalho surge da necessidade de reflexão sobre a relação entre escola, juventude e sociedade. Nesse sentido nos propomos a discutir a cerca da diversidade cultural que se configura no contexto escolar considerando que para que possamos ter uma sociedade democrática, precisamos formar cidadãos críticos e para isso não podemos ignorar os encontros de culturas que se dão no espaço escolar. A discussão sobre multiculturalismo orienta-se pelo direito ao trato, ao convívio democrático em contextos marcados pela desigualdade e exclusão étnico-racial, social, geracional, de gênero, de religiosidade e orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros. Essa reflexão, já ocupa espaço destacado no cenário social e político do Brasil, precisa ocupar mais espaço na agenda educacional. O projeto cultura juvenil vem propor essa discussão para que os jovens sintam-se atraídos e incluídos pela escola. Palavras-chave: Juventude. Escola. cultura. 1 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail:reginareishistoriadora@gmail.com2 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreiracosta@gmail.com3 Professora de História UEPB. Doutora em Educação. E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS" "palavra_chave" => "Juventude, Escola., Cultura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "9683cc5f89562ea48e72bb321d9f03fb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA REGINA ALVES DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MARIA REGINA" "autor_email" => "reginareishistoriadora@gm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }