SOUSA, Edivan Costa De et al.. . Anais VI JOIN / Brasil - Portugal... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/57961>. Acesso em: 22/11/2024 13:25
O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES A RESPEITO DO “SUCESSO ESCOLAR” ESTUDANDO A IDEOLOGIA DO MÉRITO BASTANTE DIFUNDIDA NO ÂMBITO EDUCACIONAL E USADA COMO FORMA DE LEGITIMAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS. A PESQUISA CONDUZIU-SE POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE ACORDO COM MYNAIO (2004) BUSCANDO ENTENDER A COMPREENSÃO DOS SUJEITOS DIANTE DO FENÔMENO ESTUDADO E QUAIS IMPLICAÇÕES TERIAM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. BASEANDO-SE EM IDEIAS DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E PASSERON E NA TEORIA DA APRENDIZAGEM PROPOSTA POR VYGOTSKY ANALISOU-SE OS DADOS OBTIDOS MEDIANTE TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN (2011). OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE OS ALUNOS COMPREENDEM QUE A ORIGEM FAMILIAR, A BAGAGEM CULTURAL INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO RENDIMENTO ACADÊMICO E EVIDENCIAM TAMBÉM DIVERGÊNCIA NA VISÃO DE PROFESSORES NO QUE TANGE AO DIRECIONAMENTO DE POLÍTICAS QUE PREMIAM OS “MELHORES ALUNOS” DA SALA. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA E DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO CORROBORAM PARA O ENTENDIMENTO DA SITUAÇÃO INVESTIGADA.