O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POSSUI CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS TANTO DO PONTO DE VISTA DA FORMAÇÃO DOCENTE QUANTO DE ASPECTOS DESSA CIÊNCIA. NESSE SENTIDO, APRESENTA-SE O TERMO CIFRANAVIZAÇÃO COMO SUGESTÃO DE TERMO APROPRIADO QUE IDENTIFIQUE OS PROCESSOS ENVOLVIDOS DURANTE A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS NÚMEROS E DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR A PRÁTICA DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE CIFRANAVIZAÇÃO COM O ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NOS ANOS INICIAIS. E ESPECIFICAMENTE: I) ANALISAR A FORMA COMO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES; II) IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES NO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM OBSERVAÇÕES DE AULAS SOBRE AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, COM A PARTICIPAÇÃO DE QUATRO DOCENTES. DURANTE AS AULAS, FORAM OBSERVADAS AS SEGUINTES VARIANTES: ANO ESCOLAR, ORGANIZAÇÃO DA TURMA, ASSUNTO, ATIVIDADE REALIZADA, MÉTODO DE ENSINO E RECURSOS UTILIZADOS. OS RESULTADOS DAS OBSERVAÇÕES APONTAM PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DE MANEIRA TRADICIONAL PAUTADO NO TRIPÉ EXPLICAÇÃO-EXERCÍCIO-CORREÇÃO E SEM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO. DESSA FORMA, ACREDITA-SE SEREM NECESSÁRIAS FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA OS PROFESSORES, AFIM DE QUE COMPREENDAM QUE O PROCESSO DE CIFRANAVIZAÇÃO REQUER ASPECTOS E RECURSOS PARA ALÉM DO QUADRO, PINCEL, LIVRO DIDÁTICO E EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO.