O USO DOS JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57817 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "O USO DOS JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => """ POR LONGOS, CONFORME SKLIAR (1992), OS SURDOS FORAM VÍTIMAS DO OUVINTISMO E CONSIDERADOS COMO PESSOAS OUVINTES, SEM DISTINÇÕES. EQUÍVOCO QUE LHES CAUSOU GRANDES PREJUÍZOS SOCIAIS, PSÍQUICOS E EDUCACIONAIS. DURANTE ESSE PERÍODO FORA NEGADA UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERASSE SUA PRIMEIRA LÍNGUA (L1), A LIBRAS. SEGUNDO QUADROS (1997), DESDE A PROIBIÇÃO DA LIBRAS À CRIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO BASEADAS NO ORALISMO, OS SURDOS FORAM MARTIRIZADOS E, POR CONSEQUÊNCIA, SOFRERAM ATRASOS EM SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DEVIDO A TENTATIVA DE ENQUADRAMENTO NOS PARÂMETROS REGULARES DA EDUCAÇÃO PARA OUVINTES. \r\n DISCUTIREMOS ACERCA DOS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS, SEJA ELA EM ÂMBITO INCLUSIVO OU BILÍNGUE A PARTIR DO RELATO DE EXPERIENCIA VIVIDO DURANTE AS AULAS DE LIBRAS. A MOTIVAÇÃO OCORREU DURANTE A VIVÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS. \r\n A OBSERVAÇÃO OCORREU DURANTE TODO SEMESTRE, DESSA FORMA, OPTAMOS POR DISCORRER SOBRE A ATIVIDADE FINAL QUE O PROFESSOR REGENTE SOLICITOU. NESTE TRABALHO OS ESTUDANTES APRESENTAVAM, COMO PRODUTO PARA AVALIAÇÃO FINAL, UM JOGO ADAPTADO COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E NA INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES OUVINTES.\r\n OS RESULTADOS APONTARAM PARA A RELEVÂNCIA DE SE TRABALHAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM INSTRUMENTOS INOVADORES QUE OS DESAFIE, EM SEU COTIDIANO DURANTE O CONTATO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO REGULAR. \r\n A EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS, NOS PROPORCIONOU O CONHECIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAMOS NOSSA DIDÁTICA DE ENSINO COM ÊNFASE NA EM METODOLOGIAS VISO-ESPACIAIS, ENFATIZANDO, PORTANTO, A EDUCAÇÃO DE SURDO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "LIBRAS, JOGOS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA107_ID36_23082019235357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS GUSTAVO SOUZA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luisbachbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57817 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "O USO DOS JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => """ POR LONGOS, CONFORME SKLIAR (1992), OS SURDOS FORAM VÍTIMAS DO OUVINTISMO E CONSIDERADOS COMO PESSOAS OUVINTES, SEM DISTINÇÕES. EQUÍVOCO QUE LHES CAUSOU GRANDES PREJUÍZOS SOCIAIS, PSÍQUICOS E EDUCACIONAIS. DURANTE ESSE PERÍODO FORA NEGADA UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERASSE SUA PRIMEIRA LÍNGUA (L1), A LIBRAS. SEGUNDO QUADROS (1997), DESDE A PROIBIÇÃO DA LIBRAS À CRIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO BASEADAS NO ORALISMO, OS SURDOS FORAM MARTIRIZADOS E, POR CONSEQUÊNCIA, SOFRERAM ATRASOS EM SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DEVIDO A TENTATIVA DE ENQUADRAMENTO NOS PARÂMETROS REGULARES DA EDUCAÇÃO PARA OUVINTES. \r\n DISCUTIREMOS ACERCA DOS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS, SEJA ELA EM ÂMBITO INCLUSIVO OU BILÍNGUE A PARTIR DO RELATO DE EXPERIENCIA VIVIDO DURANTE AS AULAS DE LIBRAS. A MOTIVAÇÃO OCORREU DURANTE A VIVÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS. \r\n A OBSERVAÇÃO OCORREU DURANTE TODO SEMESTRE, DESSA FORMA, OPTAMOS POR DISCORRER SOBRE A ATIVIDADE FINAL QUE O PROFESSOR REGENTE SOLICITOU. NESTE TRABALHO OS ESTUDANTES APRESENTAVAM, COMO PRODUTO PARA AVALIAÇÃO FINAL, UM JOGO ADAPTADO COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E NA INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES OUVINTES.\r\n OS RESULTADOS APONTARAM PARA A RELEVÂNCIA DE SE TRABALHAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM INSTRUMENTOS INOVADORES QUE OS DESAFIE, EM SEU COTIDIANO DURANTE O CONTATO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO REGULAR. \r\n A EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS, NOS PROPORCIONOU O CONHECIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAMOS NOSSA DIDÁTICA DE ENSINO COM ÊNFASE NA EM METODOLOGIAS VISO-ESPACIAIS, ENFATIZANDO, PORTANTO, A EDUCAÇÃO DE SURDO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "LIBRAS, JOGOS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA107_ID36_23082019235357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS GUSTAVO SOUZA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luisbachbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }