O YOUTUBE É UMA PLATAFORMA DE COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS, ABRANGE VÁRIOS TIPOS DE CONTEÚDO, E PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA A EDUCAÇÃO DE DIVERSAS MANEIRAS, POR SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL NAVEGAÇÃO. ESSA PLATAFORMA SE TORNOU UMA ALIADA PARA OS PROFESSORES, APRIMORANDO O CONHECIMENTO SOBRE DIVERSAS ÁREAS, INCLUSIVE NA PARASITOLOGIA DE DIFERENTES FORMAS DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. PORTANTO, O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA YOUTUBE COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, ONDE BUSCOU NAS BASES DE DADOS GOOGLE SCHOLAR E PERIÓDICOS CAPES ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. UTILIZOU AS PALAVRAS-CHAVE: YOUTUBE; EDUCAÇÃO E PARASITOLOGIA, APLICANDO O TERMO DE LIGAÇÃO “AND”. COM A BUSCA GEROU UM TOTAL DE 132 ARTIGOS, ONDE FOI ESCOLHIDO NOVE ARTIGOS. APÓS LEITURA DE TÍTULO, RESUMO E TEXTO INTEGRAL. APÓS A LEITURA DO TÍTULO E TEXTO COMPLETO. OS VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR POSTADOS EM UMA PLATAFORMA DE GRANDE ACESSO COMO O YOUTUBE, SE TORNA UMA FERRAMENTA QUE PODE SER ÚTIL PARA PROFESSORES E ALUNOS, TENDO EM VISTA A ATUAL PREOCUPAÇÃO EM PRÁTICAS QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO, FUGINDO DOS ASPECTOS DE AULAS TRADICIONAIS. VALE DESTACAR TAMBÉM A CONTRIBUIÇÃO QUE ESSE TIPO DE APRENDIZADO PODE PROPORCIONAR PARA OS ALUNOS TENDO EM VISTA O CONTEXTO QUE SE ENCONTRA A SOCIEDADE HOJE EM DIA EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS ELETRÔNICAS E A FACILIDADE DE ENCONTRAR TEMAS NA INTERNET.