OS MÉTODOS DE ENSINO ESTÃO EM CONSTANTES MUDANÇAS, SEMPRE LIGADAS ÀS MODIFICAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS E POLÍTICAS DA SOCIEDADE. ESSAS ACABAM GERANDO A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS A FIM DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. NOS DIAS DE HOJE, O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA TEM AO SEU ALCANCE UMA SÉRIE DE PRÁTICAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA DEIXAR SUAS AULAS MAIS INTERESSANTES E DESPERTAR A CURIOSIDADE DE SEUS ALUNOS. VISANDO INVESTIGAR O USO DESSAS PRÁTICAS, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS, PARTICULARES E TÉCNICAS DO ENSINO MÉDIO DE SOBRAL- CE. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A PROFESSORES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A METODOLOGIA UTILIZADA COM MAIS FREQUÊNCIA PELOS PROFESSORES AINDA É A EXPOSITIVA, MANTENDO UM CARÁTER MAIS TRADICIONAL. PORÉM, FOI OBSERVADO TAMBÉM, EMBORA MENOS FREQUENTE O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS ASSOCIADAS COM ALGUNS RECURSOS DIDÁTICOS. A MAIOR DIFERENÇA ENTRE AS ESCOLAS ESTÁ NA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, ONDE AS ESCOLAS PARTICULARES E TÉCNICAS APRESENTAM UMA INFRAESTRUTURA MAIS ADEQUADA PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E METODOLOGIAS ALTERNATIVAS. O USO DE METODOLOGIAS MAIS TRADICIONAIS E A FALTA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA COLABORAM PARA A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELA ZOOLOGIA.