O PIBID E A COMUNIDADE ESCOLAR
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57803 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 604 "inscrito_id" => 1350 "titulo" => "O PIBID E A COMUNIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL EM TORNO DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR, BEM COMO, CONSTITUI RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E BOLSISTAS DO PIBID – PEDAGOGIA/UECE AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE MELO JABORANDI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CEARÁ. BUSCAMOS COMPREENDER AS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS REALIZADAS PELA ESCOLA NO QUE SE REFERE AOS COMPROMISSOS E INTERAÇÕES COM A COMUNIDADE. REALIZAMOS ASSIM, ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), COM A INTENÇÃO DE APROPRIAÇÃO DO MESMO ENQUANTO DOCUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA QUE SE PROPÕE A PLANEJAR, ORIENTAR, BUSCAR RECURSOS E AUTONOMIA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS DA COMUNIDADE EDUCACIONAL A QUE PERTENCE. TAL COMO, COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E, PORTANTO, A INSERÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR A FIM DE COLABORAR COM TAL INSTÂNCIA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, APRESENTAMOS ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, MEDIADA PELO PIBID E OS ESTUDOS DO PPP. DENTRE OUTROS RESULTADOS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O FAVORECIMENTO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, TANTO EM ÂMBITO PROFISSIONAL, QUANTO ACADÊMICO, QUALIFICANDO-NOS PELO APRENDIZADO TEÓRICO E PRÁTICO – PRÁXIS. ENTENDEMOS AINDA QUE O ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE O PPP, ALIADO À SUA EXECUÇÃO, DEMONSTRAM QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ULTRAPASSA AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ALCANÇA O PULSAR DA VIDA COTIDIANA DA COMUNIDADE E SUAS PRINCIPAIS DEMANDAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COMUNIDADE ESCOLAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1350_23082019170726.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA AMARAL" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "anna.amaral@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57803 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 604 "inscrito_id" => 1350 "titulo" => "O PIBID E A COMUNIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL EM TORNO DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR, BEM COMO, CONSTITUI RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E BOLSISTAS DO PIBID – PEDAGOGIA/UECE AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE MELO JABORANDI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CEARÁ. BUSCAMOS COMPREENDER AS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS REALIZADAS PELA ESCOLA NO QUE SE REFERE AOS COMPROMISSOS E INTERAÇÕES COM A COMUNIDADE. REALIZAMOS ASSIM, ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), COM A INTENÇÃO DE APROPRIAÇÃO DO MESMO ENQUANTO DOCUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA QUE SE PROPÕE A PLANEJAR, ORIENTAR, BUSCAR RECURSOS E AUTONOMIA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS DA COMUNIDADE EDUCACIONAL A QUE PERTENCE. TAL COMO, COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E, PORTANTO, A INSERÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR A FIM DE COLABORAR COM TAL INSTÂNCIA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, APRESENTAMOS ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, MEDIADA PELO PIBID E OS ESTUDOS DO PPP. DENTRE OUTROS RESULTADOS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O FAVORECIMENTO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, TANTO EM ÂMBITO PROFISSIONAL, QUANTO ACADÊMICO, QUALIFICANDO-NOS PELO APRENDIZADO TEÓRICO E PRÁTICO – PRÁXIS. ENTENDEMOS AINDA QUE O ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE O PPP, ALIADO À SUA EXECUÇÃO, DEMONSTRAM QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ULTRAPASSA AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ALCANÇA O PULSAR DA VIDA COTIDIANA DA COMUNIDADE E SUAS PRINCIPAIS DEMANDAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COMUNIDADE ESCOLAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1350_23082019170726.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA AMARAL" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "anna.amaral@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }