A ERA DIGITAL POSSIBILITA O ACESSO A DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS, TAMBÉM, AS DESTINADAS AO ÂMBITO EDUCACIONAL. NO QUAL PRESUME QUE OS PROFESSORES PRECISAM UTILIZAR/CONHECER ESTAS FERRAMENTAS, A FIM DE CONTEXTUALIZÁ-LAS NO ESPAÇO ESCOLAR. ESSE USO PRECISA SER REPENSADO NA PERSPECTIVA DE REPENSAR AS CONCEPÇÕES DO DOCENTE SOBRE O ALUNO E OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVAS) ALÉM DE ABRANGER SITUAÇÕES DE USO DO RECURSO PARA SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO E COMO RECURSO EDUCATIVO. DENTRE ESTES RECURSOS, VIABILIZA-SE A NOTORIEDADE DOS OVAS NA SUA UTILIZAÇÃO COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CLASSES INCLUSIVAS COM SURDOS. PARA ISSO, OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR A REFLEXÃO QUE DIFERENTES AUTORES PRODUZIRAM SOBRE A TEMÁTICA, POR INTERMÉDIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL IDENTIFICOU-SE UM NÚMERO RESTRITO DE PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA E, POR ISSO, DEVE ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE DE OVAS PARA SURDOS E A PRODUÇÃO DE OVAS CONSTRUÍDOS NESSA PERSPECTIVA.