ANALISANDO AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57430 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "ANALISANDO AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (1998, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1986), BREGUNCI (2019), BATISTA ET AL. (2008),SOLÉ(1998), MARCUSCHI (2002) E BRASIL (2019). OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA E NA ESCRITA REALIZADAS COM DEZ CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM AS SEGUINTES HABILIDADES: 1) DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E NÚMEROS, SINAIS GRÁFICOS E SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO; 2) IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO E DISTINÇÃO ENTRE LETRAS DE IMPRENSA E MAIÚSCULA, E A CURSIVA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; 3) IDENTIFICAÇÃO DE RIMAS, SÍLABAS, SONS EXISTENTES NO INÍCIO, MEIO E FIM DE SÍLABAS COM SONS DIFERENTES E SEMELHANTES; 4) UTILIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS E AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DO SISTEMA DE ESCRITA; 5) IDENTIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS; 6) PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS CURTOS; 7) RECONHECIMENTO DA DIREÇÃO CORRETA DA ESCRITA, UTILIZAÇÃO CORRETA DA FOLHA (COM OU SEM PAUTA) SEGUINDO CORRETAMENTE O ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS, UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO; 8) CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DE LÍNGUA: DIFERENCIAÇÃO DE SIGNOS E DE SIGNIFICADOS; 9) CAPACIDADE DE FORMAR PALAVRAS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE APENAS UMA CRIANÇA REALIZOU PEDAGÓGICAS QUE VISEM À AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DOS APRENDIZES, ALÉM DO ENSINO SISTEMATIZADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM COMPREENDER A NATUREZA DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ESCRITA ENQUANTO UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, RESULTANDO NO ENGAJAMENTO EM VÁRIAS PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID532_15072019152223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "LARISSA ALMEIDA " "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57430 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 532 "titulo" => "ANALISANDO AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (1998, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1986), BREGUNCI (2019), BATISTA ET AL. (2008),SOLÉ(1998), MARCUSCHI (2002) E BRASIL (2019). OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA E NA ESCRITA REALIZADAS COM DEZ CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM AS SEGUINTES HABILIDADES: 1) DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E NÚMEROS, SINAIS GRÁFICOS E SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO; 2) IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO E DISTINÇÃO ENTRE LETRAS DE IMPRENSA E MAIÚSCULA, E A CURSIVA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; 3) IDENTIFICAÇÃO DE RIMAS, SÍLABAS, SONS EXISTENTES NO INÍCIO, MEIO E FIM DE SÍLABAS COM SONS DIFERENTES E SEMELHANTES; 4) UTILIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS E AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DO SISTEMA DE ESCRITA; 5) IDENTIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS; 6) PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS CURTOS; 7) RECONHECIMENTO DA DIREÇÃO CORRETA DA ESCRITA, UTILIZAÇÃO CORRETA DA FOLHA (COM OU SEM PAUTA) SEGUINDO CORRETAMENTE O ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS, UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO; 8) CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DE LÍNGUA: DIFERENCIAÇÃO DE SIGNOS E DE SIGNIFICADOS; 9) CAPACIDADE DE FORMAR PALAVRAS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE APENAS UMA CRIANÇA REALIZOU PEDAGÓGICAS QUE VISEM À AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DOS APRENDIZES, ALÉM DO ENSINO SISTEMATIZADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM COMPREENDER A NATUREZA DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ESCRITA ENQUANTO UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, RESULTANDO NO ENGAJAMENTO EM VÁRIAS PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID532_15072019152223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "LARISSA ALMEIDA " "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }