O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA REALIZADA COM OS ALUNOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ONDE O OBJETIVO FOI COMPREENDER QUANTO AO CONTEXTO DE FORMAÇÃO EM QUE O LICENCIANDO ESTÁ IMERSO E ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES ESTÁGIARIOS QUANTO A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (PIBID E PRP). A PESQUISA FOI REALIZADA NO BLOCO DO CURSO, E ENVOLVEU 37 ALUNOS LICENCIANDO, ONDE 89% DA AMOSTRA PARTICIPAVA OU JÁ TINHA REALIZADO O ESTÁGIO DA MATRIZ CURRICULAR, 48,7% ESTAVA ENVOLVIDO COM O PIBID E 32,4% PARTICIPAVA TAMBÉM DO PRP. VISTO QUE O ESTÁGIO É UM REQUISITO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA, A ANÁLISE FOI DESENVOLVIDA COM UM CARÁTER QUALI-QUANTITATIVA NA BUSCA DE PERMITIR QUE OS ESTAGIÁRIOS DESCREVESSEM SEU PONTO DE VISTA QUANTO OS ASSUNTOS QUE EMERGEM A FUTURA PROFISSÃO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL PERCEBER ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS RELADAS PELOS LICENCIANDOS QUE DURANTE O PROCESSO FORMATIVO O ESTÁGIO ALÉM DE PROPORCIONAR AS REFLEXÃO SOBRE OS ASSUNTOS QUE CERCAM O ÂMBITO ESCOLAR, ELE TAMBÉM PROMOVE UM AUTO-DESENVOLVIMENTO PESSOAL PERMITINDO QUE O INDIVÍDUO RECONHEÇA SUAS POTENCIALIDADES E SAIBA APLICÁ-LAS.