ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR UMA PRÁXIS EDUCATIVA QUE VISE COMPREENDA QUE A DEFINITIVA SUPERAÇÃO DO PATRIARCADO PRECISA ESTAR ARTICULADA COM A SUPERAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA. COMO DESDOBRAMENTO DESSE OBJETIVO, APRESENTA A EDUCAÇÃO DE MANEIRA GERAL E A PRÁXIS PEDAGÓGICA, DE MODO RESTRITO, COMO MEDIAÇÃO PARA TAL. É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CONSTRUÇÃO CATEGORIAL QUE VISA ARTICULAR QUATRO CATEGORIAS FUNDAMENTAIS: EDUCAÇÃO, MARXISMO, FEMINISMO E PRÁXIS PEDAGÓGICA. O RESULTADO QUE APRESENTA É PARCIAL E PARTE DOS ESTUDOS INICIAIS DE TRABALHO MONOGRÁFICO ONDE É PARTE CONCLUÍDA DE UM ESTUDO MAIOR SOBRE O TEMA. TEM COMO SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO O MARXISMO E, COMO MÉTODO, O MATERIALISMO HISTÓRICO. ATRAVÉS DESSE ESTUDO INICIAL, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O FEMINISMO SE FAZ NECESSÁRIO, JÁ QUE POSSIBILITA PENSAR O MUNDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES DAS MULHERES, MAS QUE A ARTICULAÇÃO COM O MARXISMO É INDISPENSÁVEL, POIS ELE DIRIGE O DESCONTENTAMENTO FEMININO PARA A ÚNICA POSSIBILIDADE REAL DE DESTRUIÇÃO DO PATRIARCADO, A SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO, EVITANDO QUE VERTENTES DO FEMINISMO QUE SE ALIAM AO CAPITAL CONQUISTEM A MILITÂNCIA DE MULHERES BEM INTENCIONADAS.