O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO, CONFIGURA-SE EM UM IMPORTANTE MOMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, TENDO POR FINALIDADE INVESTIGAR E APLICAR DE FORMA COERENTE E INTEGRADA ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, COMO PRINCIPAIS METODOLOGIAS E DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. MOMENTO OPORTUNO DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E DE COMO SUPERAR AS FALHAS EXISTENTES. É NOTÓRIO QUE AS ÁREAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CARECEM DE MÉTODOS DE ENSINO DIFERENCIADOS, UMA VEZ QUE, AS REFERIDAS DISCIPLINAS DETÊM TERMOS E CONCEITOS CIENTÍFICOS COM PRONÚNCIA E ESCRITA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PRIVADA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CE, EM UM TOTAL DE 46 ALUNOS E 02 PROFESSORES. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E PARA AS PROFESSORES. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS DISCENTES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA, AS QUAIS TRANSCENDEM PARA ALÉM DA COMPOSIÇÃO DA NOTA DE PROVA. NO ENTANTO, OBSERVA-SE DIVERGÊNCIA QUANDO A PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO OPINA A RESPEITO DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS QUANDO SE REFERE DE AULA EXPOSITIVA E LIVRO DIGITAL, ONDE OS ALUNOS CLASSIFICAM AS AULAS COMO INSUFICIENTES OU CANSATIVAS PARA PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESSE MODO, O ATO DE ENSINAR ULTRAPASSA O RESTRITO ASPECTO TEÓRICO. INSTIGAR DOS ALUNOS UMA CONCEPÇÃO ABRANGENTE E UTILIDADES DE UMA DISCIPLINA, ESTABELECE-SE COMO UMA POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO QUE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA COM OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.