O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA DE ENSINO REALIZADO COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ANTÔNIO DA SILVA LEAL NA CIDADE DE ARATAMA-CE, VISANDO SUPERAR AS DIFICULDADES ACERCA DAS QUATRO OPERAÇÕES ELEMENTARES APRESENTADOS PELOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE SENTIDO, PARA CHEGAR A UMA MELHOR CONCLUSÃO DO TRABALHO, FIZEMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E CONVERSAMOS COM ALGUNS EDUCADORES QUE HÁ MUITOS ANOS TRABALHAM NO RAMO DA EDUCAÇÃO, E COM ALUNOS PARA SABER SUAS OPINIÕES A RESPEITO DO ASSUNTO; A FIM DE ALCANÇAR O OBJETIVO MOSTRAREMOS O ANTES E O DEPOIS DA APLICAÇÃO DO JOGO, PARA QUE NÃO HAJA MAIS NENHUMA CONFUSÃO A RESPEITO. TAMBÉM FOI FEITO REGISTROS FOTOGRÁFICOS PARA MOSTRAR A CONTRIBUIÇÃO QUE OS JOGOS TÊM NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E OBSERVANDO O MODO COMO OS ALUNOS REAGIRAM DIANTE DA AVALIAÇÃO E DO JOGO, PERCEBEMOS QUE A GRANDE MAIORIA DELES FICARAM BASTANTE SATISFEITO. POR TANTO, PODEMOS CONCLUIR QUE O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICAS POSSIBILITOU UMA ALTERNATIVA DE TORNAR O ENSINO DA MATEMÁTICA MAIS PRAZEROSO, AUMENTANDO ASSIM O INTERESSE E MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES POR ESTA DISCIPLINA.