O PRESENTE TRABALHO PROCUROU APRESENTAR AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E EXPLORATÓRIAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL DOS ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO, NOTADAMENTE EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO DE DEMANDAS SOCIAIS QUE REQUEREM A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL E O DIREITO À EDUCAÇÃO. PARA A DISCUSSÃO, FORAM REALIZADOS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, SENDO PARTE DE PESQUISA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA AO LONGO DOS ESTUDOS DE MESTRADO EM GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. PRIMEIRAMENTE, ABORDA-SE SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM QUE O PROBLEMA DE PESQUISA FOI IDENTIFICADO. EM SEGUIDA, O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA É EXPLORADO PARA CONTEXTUALIZAR A POLÍTICA SOCIAL, CONSIDERANDO O SEU PAPEL NO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES SOCIAIS. E POR FIM, A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA É DISCUTIDA PARA EXPRESSAR O SEU DESENVOLVIMENTO NO QUE CONCERNE À ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE PARA GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO É PRECISO CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL PARA QUE AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS SEJAM EFICIENTES NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS EXISTENTES.