BUSCA-SE DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DAS TICS NUMA SOCIEDADE QUE É PREDOMINANTEMENTE TECNOLÓGICA, MAS QUE AINDA ANSEIA PELA MODIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. TAL MODIFICAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA NO SENTIDO DE APROXIMAR O COTIDIANO ESCOLAR E A PRÁTICA SOCIAL. ANALISA-SE A POSTURA DOCENTE FRENTE A AQUISIÇÃO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS PELOS ENTES FEDERADOS. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE EXISTÊNCIA DE DOIS GRUPOS: OS NATIVOS DIGITAIS, AQUI REPRESENTADOS PELOS ALUNOS; E OS IMIGRANTES DIGITAIS, REPRESENTADOS PELOS PROFESSORES. PARA O PRIMEIRO GRUPO RESSALTA-SE A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DA ESCOLA, POSTO QUE SUA VIVÊNCIA DIÁRIA PAUTA-SE NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. PARA O SEGUNDO ELENCAM-SE AS DIFICULDADES DE ADEQUAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI NECESSÁRIO UTILIZAR OS MÉTODOS DE PESQUISA “SURVEY” CARACTERIZADO COMO UMA ENTREVISTA POR INTERMÉDIO DE QUESTIONÁRIO (PINSONNEAULT; KRAEMER, 1993) BEM COMO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, APONTADA POR FACHIN (2006) COMO UMA FONTE INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTOS. OS RESULTADOS APONTAM O LONGO CAMINHO QUE AINDA DEVE SER PERCORRIDO PELA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TANTO EM TERMOS ESTRUTURAIS, QUANTO NA MODIFICAÇÃO DA POSTURA DOS DOCENTES.