A NECESSIDADE DE CONVIVÊNCIA DOS LICENCIANDOS COM O AMBIENTE DA SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE COM O PÚBLICO ALVO E AS DIFICULDADES PERTINENTES, TORNA IMPORTANTE A ÊNFASE NO ESTUDO DAS ATIVIDADES E RECURSOS METODOLÓGICOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. DESSE MODO, O PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM A TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO, NO PERÍODO DA TARDE. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO ESTÁGIO – PRÁTICAS DE DOCÊNCIA – POSSIBILITARAM UM TREINAMENTO PARA O FUTURO EXERCÍCIO DA CARREIRA DE PROFESSOR DE QUÍMICA, PROFISSÃO QUE PODE SER EXERCIDA APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO. EM ACRÉSCIMO ÀS ATIVIDADES TRADICIONAIS DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, FOI DESENVOLVIDO, NA ESCOLA, UM PROJETO EXTRACLASSE QUE CONTEMPLOU PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DA INSTITUIÇÃO, COMO FORMA DE VISUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NA SALA DE AULA, CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E, ADEMAIS, INCENTIVAR A ESCOLA, INCLUINDO PROFESSORES, UTILIZAR RECURSOS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE REGISTRAR AS EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS OBTIDOS DURANTE ESSE TREINAMENTO PARA A PROFISSÃO CONFIGURADO PELO REQUISITO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. O TRABALHO ESTÁ ORGANIZADO EM ETAPAS, OS QUAIS CONTEMPLA: REFERENCIAL TEÓRICO; DIAGNÓSTICO DA ESCOLA; DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, SEJA NA SALA DE AULA COMO TAMBÉM NO LABORATÓRIO; RESULTADOS E DISCUSSÃO DOS MESMOS; CONSIDERAÇÕES FINAIS, COM UM POSICIONAMENTO BASEADO NOS RESULTADOS OBTIDOS NO PERÍODO DO ESTÁGIO, OBTENDO VISÃO DE NOVAS PROPOSTAS COM O OBJETIVO CENTRAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.