O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E AS QUATRO
OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA:
POSSIBILIDADES COM O AUXÍLIO DO JOGO BINGO
MATEMÁTICO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57018 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 846 "titulo" => """ O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E AS QUATRO \r\n OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA: \r\n POSSIBILIDADES COM O AUXÍLIO DO JOGO BINGO \r\n MATEMÁTICO """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO \r\n DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO – PB, UMA \r\n PERTENCENTE A REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO \r\n JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS \r\n EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS \r\n ALUNOS COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DE TAL CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO \r\n BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ-\r\n REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA \r\n DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO \r\n PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR \r\n ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM \r\n DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL \r\n QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE \r\n CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ARITMÉTICA, PRÁTICA DE ENSINO, JOGOS, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID846_29062019162040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBEKA SABRYNA FREITAS" "autor_nome_curto" => "REBEKA FREITAS" "autor_email" => "rebekasabryna@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57018 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 846 "titulo" => """ O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E AS QUATRO \r\n OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA: \r\n POSSIBILIDADES COM O AUXÍLIO DO JOGO BINGO \r\n MATEMÁTICO """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO \r\n DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO – PB, UMA \r\n PERTENCENTE A REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO \r\n JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS \r\n EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS \r\n ALUNOS COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DE TAL CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO \r\n BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ-\r\n REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA \r\n DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO \r\n PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR \r\n ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM \r\n DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL \r\n QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE \r\n CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ARITMÉTICA, PRÁTICA DE ENSINO, JOGOS, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID846_29062019162040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBEKA SABRYNA FREITAS" "autor_nome_curto" => "REBEKA FREITAS" "autor_email" => "rebekasabryna@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }