VIVENCIAMOS UM CENÁRIO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES, A ERA DAS TECNOLOGIAS, DO CONSUMISMO EXACERBADO, PRODUZINDO TONELADAS DE LIXO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. PELO EXPOSTO, OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BIOLOGIA (CES/UFCG, CAMPUS CUITÉ-PB E E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA, NOVA FLORESTA-PB), JULGOU NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES, VIABILIZANDO METODOLOGIAS AOS DISCENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. ESSE TRABALHO OBJETIVOU O LEVANTAMENTO SOBRE A PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PLANETA, COM A FINALIDADE DE IMPLEMENTAR AÇÕES QUE SUBSIDIEM O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO, APÓS ASSINATURA DE TERMO DE CONSENTIMENTO E LIVRE ESCLARECIDO, QUE ENVOLVIAM OS TEMAS SOBRE SUSTENTABILIDADE, DIRECIONADO A 66 DISCENTES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES. A PARTIR DESSE INSTRUMENTO FOI POSSÍVEL REALIZAR UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO JOVEM SOBRE SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI. FOI PERGUNTADO SE OS ALUNOS PRATICAVAM ALGUM DOS 5 R’S, ONDE 38% (25) RESPONDERAM QUE SIM, E OS OUTROS 62% (41) RESPONDERAM QUE NÃO, DEIXANDO CLARO A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESSA PRÁTICA. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO EDUCATIVO COM AÇÕES SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIU PARA A COMPREENSÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E PARA NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS, A EXEMPLO DOS 5 R’S, A FIM DE ENCONTRAR CAMINHOS PARA CONTROLE DA POLUIÇÃO, CONSCIÊNCIA DE CONSUMO, REDUÇÃO DE RESÍDUOS, ENTRE OUTROS, EM BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TENDO AGENTES ATIVOS E PARTICIPATIVOS, DE MODO A TRAZER CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS PARA O FUTURO DO PLANETA.