A IMIGRAÇÃO JAPONESA AO BRASIL COMPLETOU 110 ANOS ESTE ANO. OS IMIGRANTES E SEUS DESCENDENTES PARTICIPAM DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO NAS UNIVERSIDADES, ARTES PLÁSTICAS, NA POLÍTICA E EM DIVERSOS SETORES DO PAÍS. ENTRETANTO, É MUITO COMUM UM DESCENDENTE DE JAPONÊS SER PERGUNTADO SE É MESMO BRASILEIRO, TENDO EM VISTA QUE ELES SÃO DENOMINADOS FREQUENTEMENTE COMO JAPONESES. SE NO BRASIL, OS DEKASSEGUI (DESCENDENTE DE JAPONÊS QUE SAI DO BRASIL PARA TRABALHAR NO JAPÃO) SE SENTIAM OU ERAM VISTOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO JAPONESES POR SUAS CARACTERÍSTICAS FENOTÍPICAS, QUANDO CHEGAVAM AO JAPÃO ERAM E SÃO VISTOS COMO ESTRANGEIROS E BRASILEIROS PELOS JAPONESES. ELES, OS DEKASSEGUIS, TAMBÉM PERCEBEM ESSAS DIFERENÇAS E, NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS GRUPOS, CONSTITUEM E MANTÉM UMA “IDENTIDADE BRASILEIRA” QUANDO ESTÃO NO JAPÃO. PARA COMPREENDER O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS DEKASSEGUIS, É NECESSÁRIO ENTENDER AS ESPECÍFICAS POLÍTICAS DE MIGRAÇÃO QUE AS ENVOLVEM, A RELAÇÃO QUE O GRUPO MANTÉM COM O “OUTRO” (NO CASO O JAPONÊS), A PERCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO DA DIFERENÇA E DA COESÃO INTERNA, VISTO QUE SEUS MEMBROS SE PENSAM COMO “IGUAIS” EM RELAÇÃO AOS OUTROS VISTOS COMO “DIFERENTES”. ASSIM, ESTE TRABALHO CONSISTE NUMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TEXTOS DESSA TEMÁTICA SOBRE O DEKASSEGUIS, SEGUIDO DE UMA ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CUNHO ANTROPOLÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL/BRASILEIRA DELES.