A VISUALIZAÇÃO CORRETA E A INTERPRETAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE ESTRUTURAS DE AÇO EM DUAS DIMENSÕES (2D) PODE SE TORNAR UM PROBLEMA PARA ALGUNS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, CASO ELES NÃO ESTEJAM FAMILIARIZADOS COM ESTA METODOLOGIA DE DETALHAMENTO. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO BUSCA PROPOR UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR CITADO, FAZENDO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ELABORADOS VIA IMPRESSÃO 3D. PEÇAS IMPRESSAS DE DIVERSAS FORMAS, CONFORME OS CONCEITOS ESTUDADOS, SERIAM UTILIZADAS AO LONGO DO COMPONENTE CURRICULAR, PROPORCIONANDO AO ALUNO UMA VISÃO COMPLETA DE CONFIGURAÇÕES DAS ESTRUTURAS, DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃO, QUANDO REPRESENTADAS EM 2D. PORTANTO, NESTE ESTUDO APRESENTAMOS UM CONJUNTO DE FORMAS PARA ESTAS PEÇAS, DISCUTINDO SUA POSSÍVEL UTILIZAÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR, NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CENTRO MULTIDISCIPLINAR PAU DOS FERROS. AS FORMAS SELECIONADAS FORAM BASEADAS NO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO COMPONENTE CURRICULAR, NOS EXEMPLOS PREVISTOS PARA AS AULAS E O MELHOR APROVEITAMENTO POSSÍVEL EM TERMOS DE VERSATILIDADE DOS CONCEITOS ENVOLVIDOS. CHEGOU-SE ASSIM, A UM CONJUNTO DE 6 PEÇAS, QUE EMBORA ABRANGENTES, NÃO DISPENSAM OUTRAS COMPLEMENTAÇÕES DIDÁTICAS, SEJA POR MEIO DE OUTRAS IMPRESSÕES OU OUTROS RECURSOS APLICÁVEIS.