, Joséfranciscodemeloneto. Método científico e educação para pesquisa. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56988>. Acesso em: 23/11/2024 00:28
ESTA PESQUISA, REALIZADA NO INÍCIO DESTA DÉCADA, PROCUROU MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO DETALHAMENTO PEDAGÓGICO DO MÉTODO CIENTÍFICO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, E DE COMO REALIZAR ESSE CAMINHO PARA INCENTIVO AO ESTUDANTE À PRÁTICA DA PESQUISA. BUSCOU-SE RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAL É A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DO MÉTODO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA? A METODOLOGIA SEGUIDA TEVE A SEGUINTE ORIENTAÇÃO: NUM PRIMEIRO MOVIMENTO, UMA SÍNTESE, ONDE SE DESTACA O QUASE ABANDONO PELO ESTUDO DA TEORIA DO CONHECIMENTO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, EM NÃO SE ABORDAR O MÉTODO CIENTÍFICO COM MAIOR ÊNFASE; EM UM SEGUNDO MOVIMENTO TEÓRICO DESTACARAM-SE FILÓSOFOS QUE ABORDAM A QUESTÃO DO MÉTODO, ENTRE ELES DESCARTES, BACON E GADAMER, SEGUINDO-OS PELA LÓGICA ALGUMAS DE SUAS OBSERVAÇÕES QUANTO À TEORIA DO CONHECIMENTO; E, UM TERCEIRO MOVIMENTO, COMO NOVA SÍNTESE, APRESENTAM-SE ASPECTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DO MÉTODO E VOLTADO AO INCENTIVO DA PESQUISA, COMO UM EXPRESSIVO RESULTADO.