O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ENRIQUECE O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, POIS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA AUTONOMIA, DISCUSSÕES E LEITURAS, QUE LHES PERMITE RESOLVER OS PROBLEMAS QUE ACONTECEM DURANTE A PRÁTICA. SOMADA A EXPERIMENTAÇÃO FORAM UTILIZADAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS QUE PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO, PERMITINDO QUE O MESMO PUDESSE RESSIGNIFICAR CONTEÚDOS, PODENDO AGORA UTILIZÁ-LOS NO SEU DIA A DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SEU COTIDIANO. NESSE TRABALHO TROUXEMOS UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO E DE PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ORGÂNICA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPE. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI FEITA A PARTIR DOS DIÁRIOS DE BORDO CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS DURANTE AS AULAS EXPERIMENTAIS, ONDE OS MESMOS DESCREVERAM SUAS EXPECTATIVAS A RESPEITO DO EXPERIMENTO E SUAS OBSERVAÇÕES DURANTE OS EXPERIMENTOS. OS RELATOS PONTUARAM QUE AS PRÁTICAS DE UM MODO GERAL PODEM SER ADAPTADAS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO, E QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO PERMITE AO ALUNO PARTICIPAR DE FORMA MAIS EFETIVA DURANTE AS PRÁTICAS, TORNANDO-SE AGORA PROTAGONISTA DE SUA APRENDIZAGEM. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESSA É APENAS UMA DAS MUITAS ESTRATÉGIAS QUE O DOCENTE PODE UTILIZAR PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEU ALUNO.