O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTUDO DE CAMPO E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57020 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 398 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTUDO DE CAMPO E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS" "resumo" => "O TRABALHO ORA APRESENTADO, BUSCA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE AULAS DE CAMPO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO DE TODOS/AS, FORTALECENDO A IDENTIDADE E CULTURA DAS CRIANÇAS E JOVENS NESSAS LOCALIDADES. FUNDAMENTADO, NESSE SENTIDO, EM AULAS EXPOSITIVAS, ESTUDO DE CAMPO REALIZADO NA EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA – PB, E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, AMBOS REALIZADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PARA ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA-TURMA 01, NO PERÍODO LETIVO 2019.1 SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ALINE BARBOSA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SEDE; E EM UM CONJUNTO VARIADO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, PROCURANDO, DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA AULA DE CAMPO E RECURSOS DIDÁTICOS ENQUANTO METODOLOGIAS DE ENSINO. NESTE CASO, DEVIDO AO CRESCENTE AUMENTO DE BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDEM E FUNDAMENTEM PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, ACREDITA-SE QUE ESTE TRABALHO SEJA NECESSÁRIO, DESAFIADOR E INSTIGANTE A NOVOS ESTUDOS PERTINENTES A TEMÁTICA, LIGANDO O ENSINO DE QUALIDADE A PRÁTICAS DE ENSINO ÚTEIS E FUNCIONAIS, E QUE NOVOS HORIZONTES DE PESQUISA SURGIRÃO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE REFLEXÕES A RESPEITO À AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA AGRÁRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDO DE CAMPO, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID398_01072019203056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_email" => "dayene15@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57020 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 398 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTUDO DE CAMPO E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS" "resumo" => "O TRABALHO ORA APRESENTADO, BUSCA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE AULAS DE CAMPO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO DE TODOS/AS, FORTALECENDO A IDENTIDADE E CULTURA DAS CRIANÇAS E JOVENS NESSAS LOCALIDADES. FUNDAMENTADO, NESSE SENTIDO, EM AULAS EXPOSITIVAS, ESTUDO DE CAMPO REALIZADO NA EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA – PB, E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, AMBOS REALIZADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PARA ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA-TURMA 01, NO PERÍODO LETIVO 2019.1 SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ALINE BARBOSA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SEDE; E EM UM CONJUNTO VARIADO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, PROCURANDO, DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA AULA DE CAMPO E RECURSOS DIDÁTICOS ENQUANTO METODOLOGIAS DE ENSINO. NESTE CASO, DEVIDO AO CRESCENTE AUMENTO DE BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDEM E FUNDAMENTEM PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, ACREDITA-SE QUE ESTE TRABALHO SEJA NECESSÁRIO, DESAFIADOR E INSTIGANTE A NOVOS ESTUDOS PERTINENTES A TEMÁTICA, LIGANDO O ENSINO DE QUALIDADE A PRÁTICAS DE ENSINO ÚTEIS E FUNCIONAIS, E QUE NOVOS HORIZONTES DE PESQUISA SURGIRÃO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE REFLEXÕES A RESPEITO À AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA AGRÁRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDO DE CAMPO, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID398_01072019203056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS" "autor_email" => "dayene15@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }