ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A JUNHO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, CAPES-UEPB. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA UEPB TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELÉNS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. ESTE ARTIGO VISA APONTAR A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUEM COMO “INTERVENTOR SOCIAL ” QUE SOMARIAM NO DESENVOLVIMENTO DO/A ALUNO/A COM TRANSTORNO SOCIAL. ESTA ASSISTÊNCIA SERIA PARA TRABALHAR EM PARCERIA COM A FAMÍLIA E ESCOLA. ESTE ELO SERIA SELADO COM A NECESSIDADE DE CADA ALUNO/A QUE APRESENTE ESTA DIFICULDADE. O PÚBLICO ALVO A RECEBER ESTA ASSISTÊNCIA SERIAM ALUNOS/AS PORTADORES/AS DE TRANSTORNO COMPORTAMENTAL. MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL QUE SERVIRÁ COMO UM FAROL PARA A AUTOAFIRMAÇÃO PESSOAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO COMPORTAMENTAL. EVITANDO ASSIM A EVASÃO ESCOLAR POR PARTE DESTES SUJEITOS. A INSERÇÃO DESTE PROFISSIONAL NA ESCOLA SE FAZ NECESSÁRIO DEVIDO A ESCOLA SER UMA AGREGAÇÃO COMPOSTA POR PESSOAS MULTICULTURAIS, QUE POSSUEM DIFERENÇAS ECONÔMICAS, CULTURAIS, DIFERENÇAS FÍSICAS E INTELECTUAIS. O TRABALHO DESTE “INTERVENTOR SOCIAL” NECESSITA ESTÁ DETERMINADO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA QUE SE VENHA A SER ANEXADO SUA PARCERIA COM A EDUCAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FIZEMOS USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA POR MEIO DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E ENTREVISTA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO NOS PAUTAMOS NOS CONCEITOS DE OUTSIDERS” DE NORBERT ELIAS E JOHN L. SCOTSON (2000), ALFREDO VEIGA NETO QUE FAZ UMA ANALOGIA SOBRE O CONCEITO DE RELAÇÃO DE PODER ENTRE O NORMAL E O ANORMAL.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO SOCIAL, OUTSIDERS, CIDADE QUEIMADAS.