O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ABELHAS E FLORES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57041 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 680 "inscrito_id" => 1687 "titulo" => "O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ABELHAS E FLORES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA." "resumo" => "NO TOCANTE AO ENSINO DE BIOLOGIA, TRABALHOS QUE IDENTIFIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PODEM AUXILIAR O PROFESSOR NO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS RELACIONANDO O CONTEÚDO AOS INTERESSES DOS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ABELHAS E FLORES JUNTO AOS INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DO FERROS, RN. O TRABALHO FOI REALIZADO NO IFRN, JUNTO AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA. A METODOLOGIA BASEOU-SE NOS TRABALHOS DE OLIVEIRA, AZEVEDO E SODRÉ-NETO (2016) E SANTOS ET AL. (2019), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: ETAPA 1→ ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO; ETAPA 2→ APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO NA ESCOLA; ETAPA 3→ ANÁLISE DOS DADOS. OS DADOS QUALI E QUANTITATIVOS FORAM CATEGORIZADOS E ORGANIZADOS DE ACORDO COM A PROPORÇÃO DA APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA JUNTO A 62 ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 A 15 ANOS. OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS ABELHAS E AS FLORES. OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS ATRIBUÍRAM CONHECIMENTO BIOLÓGICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER MELHOR FUNDAMENTADOS E APROFUNDADOS JUNTO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA (ZOOLOGIA, ECOLOGIA E DE COMPORTAMENTO ANIMAL), UMA VEZ QUE ESTES POSSUEM CONHECIMENTO PRÉVIOS SIGNIFICATIVOS PARA MUDANÇA CONCEITUAL E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA JUNTO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar" "palavra_chave" => "APICULTURA, ENSINO DE BIOLOGIA, ARTRÓPODES, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA8_ID1687_20072019143725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GRAZIELLE LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE LOPES " "autor_email" => "graziellelopes11@live.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57041 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 680 "inscrito_id" => 1687 "titulo" => "O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ABELHAS E FLORES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA." "resumo" => "NO TOCANTE AO ENSINO DE BIOLOGIA, TRABALHOS QUE IDENTIFIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PODEM AUXILIAR O PROFESSOR NO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS RELACIONANDO O CONTEÚDO AOS INTERESSES DOS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ABELHAS E FLORES JUNTO AOS INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DO FERROS, RN. O TRABALHO FOI REALIZADO NO IFRN, JUNTO AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA. A METODOLOGIA BASEOU-SE NOS TRABALHOS DE OLIVEIRA, AZEVEDO E SODRÉ-NETO (2016) E SANTOS ET AL. (2019), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: ETAPA 1→ ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO; ETAPA 2→ APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO NA ESCOLA; ETAPA 3→ ANÁLISE DOS DADOS. OS DADOS QUALI E QUANTITATIVOS FORAM CATEGORIZADOS E ORGANIZADOS DE ACORDO COM A PROPORÇÃO DA APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA JUNTO A 62 ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 A 15 ANOS. OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS ABELHAS E AS FLORES. OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS ATRIBUÍRAM CONHECIMENTO BIOLÓGICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER MELHOR FUNDAMENTADOS E APROFUNDADOS JUNTO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA (ZOOLOGIA, ECOLOGIA E DE COMPORTAMENTO ANIMAL), UMA VEZ QUE ESTES POSSUEM CONHECIMENTO PRÉVIOS SIGNIFICATIVOS PARA MUDANÇA CONCEITUAL E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA JUNTO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar" "palavra_chave" => "APICULTURA, ENSINO DE BIOLOGIA, ARTRÓPODES, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA8_ID1687_20072019143725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GRAZIELLE LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE LOPES " "autor_email" => "graziellelopes11@live.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }