CLAUDINO, Osmundo Rocha. Meu vivo museu: inovação e aprendizagem no proafe. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56993>. Acesso em: 13/11/2024 19:09
O JOGO DIGITAL ”MEU VIVO MUSEU”, PRODUZIDO PELO ATELIÊ DE COMPUTAÇÃO E CULTURA (COMPCULT/UFCG), FOI O OBJETO DE ESTUDO DESTA INVESTIGAÇÃO, SENDO LANÇADO POR OCASIÃO DA I MOSTRA PEDAGÓGICA DO PROAFE/UEPB/PMCG (PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB) QUE ACONTECEU NO MUSEU VIVO DA CIÊNCIA “LYNALDO CAVALCANTE”, AO FINAL DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018. O PROGRAMA VISA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTANDO ESTRATÉGIAS QUE ASSOCIAM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ÀS AULAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, INTRODUÇÃO À FÍSICA, INTRODUÇÃO À QUÍMICA E MATEMÁTICA, MINISTRADAS POR MONITORES EGRESSOS DOS RESPECTIVOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. A ANÁLISE DO APLICATIVO (DISPONÍVEL NO PLAY STORE, GOOGLE INC.) BUSCOU PRECISAMENTE AVALIAR O SEU DESEMPENHO NO SENTIDO DE ESTIMULAR A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE A MOSTRA PEDAGÓGICA, PROMOVER O GOSTO PELA CIÊNCIA E CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA PERFORMÁTICA, CONSIDERADAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO TRABALHADAS EXPERIMENTALMENTE. NO ESCOPO DE UM ESTUDO QUANTITATIVO, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS (PRÉ E PÓS-TESTE) COM VISTAS À MENSURAÇÃO DOS PERCENTUAIS DE EFICIÊNCIA DO APLICATIVO DIGITAL, CUJOS RESULTADOS RECOMENDARAM A SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO, ENTUSIASMANDO OS APRENDENTES A LER, QUESTIONAR, ESCREVER E INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS TRABALHADOS E MISSÕES PROPOSTAS. A INVESTIGAÇÃO CONSTATOU, POIS, QUE O APLICATIVO FOI CAPAZ DE TORNAR AS TAREFAS MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS, PROVOCANDO OS ESTUDANTES NUM AMBIENTE LÚDICO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.