INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA, SAÚDE E TECNOLOGIA NO ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56935 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 820 "inscrito_id" => 2414 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA, SAÚDE E TECNOLOGIA NO ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ESCOLA É CONSIDERADA ESPAÇO DE ADMINISTRAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, SENDO ESSE LOCAL, RESPONSÁVEL POR INTERVIR E GERAR AS SOCIEDADES OU O QUE ADVÉM DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. MÉTODOS: A ATIVIDADE OBJETO DESSE RELATO DE OBSERVAÇÃO É ORIUNDA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E TEVE O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR POR MEIO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, A APREENSÃO DA REALIDADE COM NOVA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PERMITIU O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA REALIDADE ONDE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE. A ESCOLA ONDE OCORREU A ATIVIDADE TEM UMA ESTRUTURA FÍSICA CONFORTÁVEL PARA OS ESTUDANTES, ONDE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM QUE POSSUEM MANEQUINS HUMANOS, EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, MICROSCÓPIOS, LIVROS DE SAÚDE, DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E MATERIAIS TÉCNICO-HOSPITALARES COMO AGULHAS, MÁSCARAS, SERINGAS E VESTIMENTAS PRÓPRIAS DE AMBIENTES HOSPITALARES. NESSE ÍNTERIM, OS ESTUDANTES TRAZEM DIFERENTES CULTURAS PARA A ESCOLA, PRINCIPALMENTE QUE ESTÃO ENRAIZADAS EM SUAS COMUNIDADES. UMA VEZ QUE OS ALUNOS SÃO RETIRADOS DE SUA ESSÊNCIA CULTURAL, ELES PASSAM A REPLICAR UMA CULTURA APRESENTADA PELA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM, QUE ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA E TRAZ CONSIGO MUITAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, SENDO ESTAS PRÁTICAS CULTURAIS INTRODUZIDAS NA VIVÊNCIA COTIDIANA DESSES ESTUDANTES DE MODO QUE OS MESMOS PASSAM A SEREM MEROS REPLICADORES DESSA CIÊNCIA EM DETRIMENTO DOS SABERES E PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. CONCLUSÕES: EXISTE NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ASPECTOS REFERENTES À CULTURA, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2414_31072019132831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SERGIO VITAL" "autor_email" => "sergioenfe1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56935 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 820 "inscrito_id" => 2414 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE CULTURA, SAÚDE E TECNOLOGIA NO ENSINO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ESCOLA É CONSIDERADA ESPAÇO DE ADMINISTRAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, SENDO ESSE LOCAL, RESPONSÁVEL POR INTERVIR E GERAR AS SOCIEDADES OU O QUE ADVÉM DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO. MÉTODOS: A ATIVIDADE OBJETO DESSE RELATO DE OBSERVAÇÃO É ORIUNDA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E TEVE O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR POR MEIO DE UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, A APREENSÃO DA REALIDADE COM NOVA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS ESCOLARES. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PERMITIU O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DA REALIDADE ONDE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE. A ESCOLA ONDE OCORREU A ATIVIDADE TEM UMA ESTRUTURA FÍSICA CONFORTÁVEL PARA OS ESTUDANTES, ONDE OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM QUE POSSUEM MANEQUINS HUMANOS, EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, MICROSCÓPIOS, LIVROS DE SAÚDE, DE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E MATERIAIS TÉCNICO-HOSPITALARES COMO AGULHAS, MÁSCARAS, SERINGAS E VESTIMENTAS PRÓPRIAS DE AMBIENTES HOSPITALARES. NESSE ÍNTERIM, OS ESTUDANTES TRAZEM DIFERENTES CULTURAS PARA A ESCOLA, PRINCIPALMENTE QUE ESTÃO ENRAIZADAS EM SUAS COMUNIDADES. UMA VEZ QUE OS ALUNOS SÃO RETIRADOS DE SUA ESSÊNCIA CULTURAL, ELES PASSAM A REPLICAR UMA CULTURA APRESENTADA PELA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM, QUE ELABORA UMA CULTURA PRÓPRIA E TRAZ CONSIGO MUITAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, SENDO ESTAS PRÁTICAS CULTURAIS INTRODUZIDAS NA VIVÊNCIA COTIDIANA DESSES ESTUDANTES DE MODO QUE OS MESMOS PASSAM A SEREM MEROS REPLICADORES DESSA CIÊNCIA EM DETRIMENTO DOS SABERES E PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. CONCLUSÕES: EXISTE NECESSIDADE DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ASPECTOS REFERENTES À CULTURA, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID2414_31072019132831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SERGIO VITAL" "autor_email" => "sergioenfe1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }