O ENSINO DE BOTÂNICA AO LONGO DOS ANOS TORNOU-SE DEFASADO. O CONTEÚDO CONSIDERADO “CHATO E ENFADONHO”, OS PROFESSORES ALEGAM SER UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PELOS ALUNOS E ASSOCIADO A ISSO HÁ A ESCASSEZ DE MATERIAIS DIDÁTICOS ATUAIS QUE CATALIZEM O APRENDIZADO DESTES CONTEÚDOS. UM DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA MAIS DESATUALIZADOS SÃO OS ASSUNTOS DE FISIOLOGIA VEGETAL. OS ALUNOS AO SEREM PERGUNTADOS SOBRE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR, RESPONDEM QUE A FOTOSSÍNTESE OCORRE DURANTE O DIA E A RESPIRAÇÃO DURANTE A NOITE. FRENTE A INEFICIENTE METODOLOGIA ATUAL UTILIZADA ENSINO DE FISIOLOGIA VEGETAL, TORNA-SE NECESSÁRIO A BUSCA DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO QUE VENHAM TORNAR O CONTEÚDO DE FISIOLOGIA VEGETAL MAIS ATRATIVO. A HIDROPONIA, UMA TÉCNICA DE CULTIVAR PLANTAS EM SOLUÇÃO NUTRITIVA, PODE SER UTILIZADO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, POIS CONTEXTUALIZA CONTEÚDOS TEÓRICOS DE FISIOLOGIA VEGETAL APLICADOS JUNTOS À PRÁTICA. OBJETIVOU-SE POR ESTE TRABALHO UTILIZAR A HIDROPONIA COMO UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA VEGETAL NO ENSINO BÁSICO. A APLICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA FOI DIVIDIDA EM TRÊS PRINCIPAIS ETAPAS: 1) INTRODUÇÃO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS DE FISIOLOGIA VEGETAL BEM COMO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIDROPONIA; 2) MONTAGEM DO SISTEMA HIDROPÔNICO PELOS ESTUDANTES E 3) APRESENTAÇÃO DO SISTEMA HIDROPÔNICO, PELOS ALUNOS, PARA A ESCOLA. COM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELOS ALUNOS DURANTE A AULA, FOI POSSÍVEL NÃO SOMENTE RESPONDER QUESTÕES FEITAS PELO PROFESSOR, MAS APRESENTAR EM EQUIPE O SISTEMA HIDROPÔNICO UTILIZANDO O EMBASAMENTO FISIOLÓGICO APRENDIDO EM AULA, PARA OS DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA.