O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA ATRAVÉS DA ARGUMENTAÇÃO. NESSE SENTIDO, APONTAMOS O JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DIFERENCIADA DOS MOLDES TRADICIONAIS USUALMENTE PROPOSTO EM SALA DE AULA, E QUE ATENDEM A UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PARA A PRODUÇÃO DE ARGUMENTOS. ESTE TRABALHO SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, E FOI REALIZADO POR MEIO DE OBSERVAÇÕES DE AULAS DE QUÍMICA DE UMA TURMA DE 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO, PROPONDO DISCUSSÃO ANALÍTICA A PARTIR DOS CONSEQUENTES DIÁRIOS DE CAMPO PRODUZIDOS. O RESULTADO NOS REVELA QUE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE ESTUDANTES TEM INTERESSE NA INSERÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A APLICAÇÃO DO JOGO FOI SATISFATÓRIA ENQUANTO UMA ALTERNATIVA FACILITADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. A PARTIR DESTA VIVÊNCIA FOI, POSSÍVEL VERMOS O CRESCIMENTO CONCEITUAL SOBRE A TEMÁTICA TRABALHADA, ALÉM DE NOVOS CONHECIMENTOS ACERCA DOS FENÔMENOS NO COTIDIANO QUE ANTES NÃO ERAM CORRELACIONADOS AOS CONHECIMENTOS QUÍMICOS DISCUTIDOS EM SALA. PERCEBEMOS TAMBÉM POR PARTE DOS ESTUDANTES UM MAIOR INTERESSE EM APRENDER OS ASSUNTOS POIS O JOGO OS ESTIMULOU E DEIXOU O AMBIENTE MAIS INTERATIVO. O DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS EM SALA DE AULA CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INSTIGOU A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DESSES CIDADÃOS QUE ATUARÃO EM UMA SOCIEDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.