O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO OCORRE A ABORDAGEM DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E FIGURAS/REPRESENTAÇÕES PARA O ENSINO DO CONCEITO DE ÂNGULOS. UMA METODOLOGIA PRÁTICA ABORDADA COM ALUNOS DO 7º E 8º ANOS DE UMA ESCOLA INTEGRADA NA CIDADE DE SOUSA, PARAÍBA. COM PROPOSTA DIRETA FOCADA NAS METODOLOGIAS E PRÁXIS ABORDADAS EM SALA DE AULA E PRODUZIDAS CONJUNTAMENTE COM OS ALUNOS. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, QUE TEVE ENFOQUE QUALITATIVO, OPTOU-SE POR UMA ATIVIDADE APOIADA NOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES E NO RESPEITO ÀS VARIADAS FORMAS DE EXPRESSÕES DA CRIATIVIDADE DOS MESMOS. DESTA FORMA CONSTATAMOS A PRATICIDADE E OBJETIVIDADE EM ABORDAR ESSES RECURSOS. EM MEIO ÀS REFERÊNCIAS NECESSITOU-SE A REALIZAÇÃO DE PESQUISA POR MEIO DE LEITURAS RELACIONADAS AO TEMA. POR MEIO DAS DESCRIÇÕES INFORMADAS FEZ-SE NECESSÁRIO REALIZAR UMA SIMPLES COMPARAÇÃO DO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO COM AS NOVAS DINÂMICAS QUE PODEM SER EXECUTADAS EM SALAS DE AULA.