A APROXIMAÇÃO DA CIÊNCIA COM O COTIDIANO DO ALUNO PASSA PELO PLANEJAMENTO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS, ATRATIVAS E MOTIVADORAS. NESTA PERSPECTIVA, A PROPOSIÇÃO DO ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS APRESENTADAS EM REPORTAGENS DISPONÍVEIS NA INTERNET, VIABILIZANDO UMA APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS (ABP), ENFATIZA A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE A FÍSICA E O COTIDIANO DO DISCENTE E POSSIBILITA UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PROPOSTA ATIVA E MOTIVADORA. DESTA FORMA O PRESENTE TRABALHO PROPÕE O ENSINO DE ELETROSTÁTICA ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA A SER APLICADA NO IFRN - CAMPUS JOÃO CÂMARA, VOLTADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, COM DURAÇÃO DE 3 ENCONTROS DE 100 MIN CADA, UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS, USANDO TRÊS REPORTAGENS DISPONÍVEIS NOS SÍTIOS DO G1, HORA CERTA E UNB, QUE APRESENTAM PROBLEMAS RELACIONADOS A ELETRICIDADE E QUE SÃO CAPAZES DE SEREM RESOLVIDOS COM OS CONHECIMENTOS FÍSICOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ESPERA-SE QUE OS DISCENTES TENHAM COMPREENDIDO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS RELACIONADOS AO POTENCIAL ELÉTRICO, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA E INCENTIVANDO A AUTONOMIA, PROTAGONISMO DO ALUNO NESTE PROCESSO.