Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, QUÍMICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56536
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 782
    "inscrito_id" => 966
    "titulo" => "AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FAZ REFERÊNCIA AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO TENDO COMO FOCO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE  ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. NO DESENVOLVER DESTA PESQUISA, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DE 6 AULAS, SENDO ELAS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA, ELABORANDO ASSIM O DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA. CONSTATAMOS QUE AS INTERAÇÕES NAS AULAS DE QUÍMICA PROVENIENTES DAS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS PROMOVEM E FAVORECEM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SENDO ASSIM, AS PESSOAS ALFABETIZADAS CIENTIFICAMENTE APRENDEM COMO SE DEVE QUESTIONAR E O APRENDIZADO SE DÁ, PRINCIPALMENTE, POR MEIO DO QUESTIONAMENTO E DA INVESTIGAÇÃO. DESTA FORMA, SE TORNAM PESSOAS CRÍTICAS, COM PENSAMENTO LÓGICO E QUE DESENVOLVEM A HABILIDADE DE ARGUMENTAR. FACILITA TAMBÉM NA ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA ARGUMENTATIVA POSSIBILITA QUE O ALUNO CRIE SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA E EXPLANE SEUS CONHECIMENTOS, POR MEIO DE UMA FALA CONSISTENTE, POR MEIO DO SEU PONTO DE VISTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, QUÍMICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID966_30072019114821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE TAYNARA DE SOUZA MELO"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE MELO"
    "autor_email" => "rayane.amociro89@hotmail."
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS VITORIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56536
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 782
    "inscrito_id" => 966
    "titulo" => "AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FAZ REFERÊNCIA AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO TENDO COMO FOCO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE  ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. NO DESENVOLVER DESTA PESQUISA, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DE 6 AULAS, SENDO ELAS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA, ELABORANDO ASSIM O DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA. CONSTATAMOS QUE AS INTERAÇÕES NAS AULAS DE QUÍMICA PROVENIENTES DAS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS PROMOVEM E FAVORECEM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SENDO ASSIM, AS PESSOAS ALFABETIZADAS CIENTIFICAMENTE APRENDEM COMO SE DEVE QUESTIONAR E O APRENDIZADO SE DÁ, PRINCIPALMENTE, POR MEIO DO QUESTIONAMENTO E DA INVESTIGAÇÃO. DESTA FORMA, SE TORNAM PESSOAS CRÍTICAS, COM PENSAMENTO LÓGICO E QUE DESENVOLVEM A HABILIDADE DE ARGUMENTAR. FACILITA TAMBÉM NA ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA ARGUMENTATIVA POSSIBILITA QUE O ALUNO CRIE SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA E EXPLANE SEUS CONHECIMENTOS, POR MEIO DE UMA FALA CONSISTENTE, POR MEIO DO SEU PONTO DE VISTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, QUÍMICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID966_30072019114821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE TAYNARA DE SOUZA MELO"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE MELO"
    "autor_email" => "rayane.amociro89@hotmail."
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS VITORIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO FAZ REFERÊNCIA AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO TENDO COMO FOCO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. NO DESENVOLVER DESTA PESQUISA, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DE 6 AULAS, SENDO ELAS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA, ELABORANDO ASSIM O DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA. CONSTATAMOS QUE AS INTERAÇÕES NAS AULAS DE QUÍMICA PROVENIENTES DAS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS PROMOVEM E FAVORECEM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SENDO ASSIM, AS PESSOAS ALFABETIZADAS CIENTIFICAMENTE APRENDEM COMO SE DEVE QUESTIONAR E O APRENDIZADO SE DÁ, PRINCIPALMENTE, POR MEIO DO QUESTIONAMENTO E DA INVESTIGAÇÃO. DESTA FORMA, SE TORNAM PESSOAS CRÍTICAS, COM PENSAMENTO LÓGICO E QUE DESENVOLVEM A HABILIDADE DE ARGUMENTAR. FACILITA TAMBÉM NA ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA ARGUMENTATIVA POSSIBILITA QUE O ALUNO CRIE SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA E EXPLANE SEUS CONHECIMENTOS, POR MEIO DE UMA FALA CONSISTENTE, POR MEIO DO SEU PONTO DE VISTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.