ESTE TRABALHO FAZ REFERÊNCIA AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO TENDO COMO FOCO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. NO DESENVOLVER DESTA PESQUISA, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DE 6 AULAS, SENDO ELAS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA, ELABORANDO ASSIM O DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA. CONSTATAMOS QUE AS INTERAÇÕES NAS AULAS DE QUÍMICA PROVENIENTES DAS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS PROMOVEM E FAVORECEM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SENDO ASSIM, AS PESSOAS ALFABETIZADAS CIENTIFICAMENTE APRENDEM COMO SE DEVE QUESTIONAR E O APRENDIZADO SE DÁ, PRINCIPALMENTE, POR MEIO DO QUESTIONAMENTO E DA INVESTIGAÇÃO. DESTA FORMA, SE TORNAM PESSOAS CRÍTICAS, COM PENSAMENTO LÓGICO E QUE DESENVOLVEM A HABILIDADE DE ARGUMENTAR. FACILITA TAMBÉM NA ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA ARGUMENTATIVA POSSIBILITA QUE O ALUNO CRIE SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA E EXPLANE SEUS CONHECIMENTOS, POR MEIO DE UMA FALA CONSISTENTE, POR MEIO DO SEU PONTO DE VISTA.