A DISSEMINAÇÃO ACELERADA DAS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, EM ESPECIAL DA INTERNET, TROUXE CONSIGO DIVERSOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. UM DELES, DIZ RESPEITO À PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA EMPREGAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PRÉVIO POR PARTE DO PROFESSOR PARA DAR CONTA DESTA MANEIRA INOVADORA DE ENSINAR. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COMPOSTA POR DUAS FASES RECURSIVAS: (I) DESENVOLVIMENTO DO REFERENCIAL TEÓRICO; E (II) REFLEXÃO PAUTADA NAS CATEGORIAS DE CONTEÚDO PREVIAMENTE DEFINIDAS, A SABER: PRINCIPAIS CONHECIMENTOS QUE O PROFESSOR PRECISA DAR CONTA PARA PODER UTILIZAR ESTA MANEIRA INOVADORA DE ENSINAR; E PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.