OS LIVROS DIDÁTICOS AINDA SÃO VISTOS POR ALGUNS PROFESSORES E POR MUITOS ESTUDANTES COMO A ÚNICA FONTE DE ESTUDO E PESQUISAS ESCOLARES. PORÉM ESTÁ CADA VEZ MAIS EVIDENTE QUE VÁRIOS DOS CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS COM APOIO DO LIVRO DIDÁTICO NÃO APRESENTAM OS ASPECTOS CONCEITUAIS QUE SÃO A BASE DE TODA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. ALÉM DISSO, AS CONTEXTUALIZAÇÕES NÃO ESTÃO VOLTADASÀ REALIDADE DOS ESTUDANTES. ANTE O EXPOSTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI ANALISAR DE QUE FORMA É ABORDADO O CONCEITO DE REAÇÕES QUÍMICAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO APROVADO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) PARA O TRIÊNIO 2018, 2019 E 2020. A PESQUISA POSSUI UM CARÁTER EXPLORATÓRIO E UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. APÓS A ANÁLISE DAS CATEGORIAS ELENCADAS NESSA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O LIVRO DIDÁTICO POSSUI CARACTERÍSTICAS DE SUPERFICIALIDADE, POIS EXISTE A OMISSÃO DE ABORDAGENS CIENTÍFICAS IMPORTANTES. OS CONCEITOS QUE ANTECEDEM O CONTEÚDO SÃO COERENTES, PORÉM NO TEXTO CONCEITUAL A CONTEXTUALIZAÇÃO E OS RECURSOS UTILIZADOS PELOS AUTORES SÃO EQUIVOCADOS. ADEMAIS, NÃO EXISTE UMA ANALOGIA ENTRE AMBOS E O CONCEITO. POR FIM, AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO APRESENTAM NÍVEIS DE DIFICULDADES DIFERENTES E EM UMA PEQUENA PARTE ENVOLVE EXEMPLIFICAÇÕES QUE FORAM CITADAS NO DECORRENTE DO TEXTO CONCEITUAL, GERANDO UMA ESCASSEZ DE IDEIAS PARA AS ATIVIDADES