ESTE ARTIGO DISCUTE OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA TRABALHADOS NAS DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, COMO TAMBÉM, SUA ABORDAGEM REALIZADA NO EXAME DE ADMISSÃO. EVIDENCIADO PELAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ. AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES QUE DISCUTEM NARRATIVAS DE PROFESSORAS PEDAGOGAS, O EXAME DE ADMISSÃO E SEU SIGNIFICADO COM ANÁLISE NO CONTEÚDO MATEMÁTICO E O LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO, SUSTENTAM ESTA DISCUSSÃO NORTEADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA DAS SUAS INFORMAÇÕES E DAS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS. OS RESULTADOS REVELAM QUE O CONTEÚDO MATEMÁTICO NO LIVRO DE ADMISSÃO TINHA UMA ABORDAGEM TRADICIONAL CARACTERIZADA PELA DEFINIÇÃO DO CONTEÚDO, SEM ILUSTRAÇÃO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO. A MAIORIA DAS QUESTÕES TAMBÉM SEGUIA UM PADRÃO DESCONTEXTUALIZADO, PRIORIZANDO MUITAS VEZES OS COMANDOS: EFETUE, CALCULE, DEFINA, ENTRE OUTRAS ABORDAGENS SIMPLIFICADAS E DESANEXADAS DO COTIDIANO, RESQUÍCIOS AINDA PRESENTES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS.