A MICROBIOLOGIA É O RAMO DA CIÊNCIA QUE ESTÁ INTEIRAMENTE DESIGNADA AO ESTUDO DOS MICRORGANISMOS, SUA INTERAÇÃO COM A ESPÉCIE HUMANA E OUTROS SERES VIVOS. A COMPREENSÃO BÁSICA A RESPEITO DESTE TEMA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, VISTO QUE, ESTA ÁREA DO CONHECIMENTO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À SAÚDE E À HIGIENE PESSOAL. ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ESTUDADAS, A FIM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM, A EXPOSIÇÃO SE DESTACA POR PROMOVER UM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM A CIÊNCIA, ALÉM DE INCENTIVAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO EXPLORAR A APLICABILIDADE DAS EXPOSIÇÕES DE CUNHO CIENTÍFICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA. A PARTIR DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, FOI OBSERVADO TODO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPOSIÇÃO SOBRE DOENÇAS BACTERIANAS, DESDE A SEPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS ATÉ OS PRODUTOS DA APRESENTAÇÃO FINAL, POSTERIORMENTE APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DESSA ABORDAGEM PARA OS ESTUDANTES EXPOSITORES. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM UTILIZADA CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O TEMA. COM ISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR CONCEPÇÕES, MUDANÇAS E PRODUTIVIDADE, A PARTIR DISSO, SELECIONAR E ESCLARECER ESSAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE ABRIR ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. ESSA PESQUISA CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DAS BOLSISTAS PELO FATO DE PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA RICA DE TODO O PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DA EXPOSIÇÃO E O DIÁLOGO COM A TURMA TRABALHADA.