Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATRAVESSAMOS O MAR EGEU, O BARCO CHEIO DE FARISEUS”: MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: MÚSICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO DE HISTÓRIA., REFUGIADOS Comunicação Oral (CO) AT 16: O ensino e a pesquisa em História
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56552
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 789
    "titulo" => "ATRAVESSAMOS O MAR EGEU, O BARCO CHEIO DE FARISEUS”: MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "A MÚSICA  FAZ PARTE DA HISTÓRIA HUMANA, PROPICIANDO EXPERIÊNCIAS DE DELEITE, ARTICULAÇÕES CULTURAIS, RITUALÍSTICAS, COMO TAMBÉM LAZER  E SOCIABILIDADE. NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, OBSERVA-SE QUE A MESMA VEM A CONTRIBUIR COM DIFERENTES VISIBILIDADES DO MUNDO SOCIAL, REPRESENTANDO ASPECTOS DO POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL NO CAMPO EDUCACIONAL. A MÚSICA EDUCA E DESENVOLVE DIFERENTES FORMATAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.  REPENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE É PARTIR DE DOIS PRISMAS: A DIVERSIDADE CULTURAL E DIGITAL, AS QUAIS, INFLUENCIAM, INTERFEREM NO MODO DE PENSAR E PLANEJAR A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, AO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE HISTÓRIA. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA ELUCIDAÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR, PARA ISSO ESCOLHEMOS A MÚSICA “DIÁSPORA” DOS TRIBALISTAS. A MÚSICA PROBLEMATIZA A QUESTÃO DOS REFUGIADOS, ASSIM COMO A INTOLERÂNCIA SOFRIDA POR ESTES, UM DOS TEMAS MAIS RECORRENTES NA ATUALIDADE E REQUER ATENÇÃO SOOBRE SUAS LUTAS, SUAS DIFICULDADES. PARA ISSO PROPOMOS UM DIÁLOGO COM ABUD (2004), DAVID (2002), FERREIRA (2013), DENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA É PAUTADA EM UMA ANÁLISE METODOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ADVOGAMOS A IDEIA DE QUE A MÚSICA ARTICULADA AS REDES DIGITAIS, PROPICIA NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO PARA APROXIMAR A REALIDADE SOCIAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, MEDIATIZADOS ATRAVÉS DA MÚSICA PODE COLABORAR PARA MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO PERMITIR A VISÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONTEXTO COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: O ensino e a pesquisa em História"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO  DE HISTÓRIA., REFUGIADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA16_ID789_02052019213920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCILA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCILA ALMEIDA"
    "autor_email" => "marcillaalmeida@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56552
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 789
    "titulo" => "ATRAVESSAMOS O MAR EGEU, O BARCO CHEIO DE FARISEUS”: MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "A MÚSICA  FAZ PARTE DA HISTÓRIA HUMANA, PROPICIANDO EXPERIÊNCIAS DE DELEITE, ARTICULAÇÕES CULTURAIS, RITUALÍSTICAS, COMO TAMBÉM LAZER  E SOCIABILIDADE. NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, OBSERVA-SE QUE A MESMA VEM A CONTRIBUIR COM DIFERENTES VISIBILIDADES DO MUNDO SOCIAL, REPRESENTANDO ASPECTOS DO POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL NO CAMPO EDUCACIONAL. A MÚSICA EDUCA E DESENVOLVE DIFERENTES FORMATAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.  REPENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE É PARTIR DE DOIS PRISMAS: A DIVERSIDADE CULTURAL E DIGITAL, AS QUAIS, INFLUENCIAM, INTERFEREM NO MODO DE PENSAR E PLANEJAR A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, AO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE HISTÓRIA. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA ELUCIDAÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR, PARA ISSO ESCOLHEMOS A MÚSICA “DIÁSPORA” DOS TRIBALISTAS. A MÚSICA PROBLEMATIZA A QUESTÃO DOS REFUGIADOS, ASSIM COMO A INTOLERÂNCIA SOFRIDA POR ESTES, UM DOS TEMAS MAIS RECORRENTES NA ATUALIDADE E REQUER ATENÇÃO SOOBRE SUAS LUTAS, SUAS DIFICULDADES. PARA ISSO PROPOMOS UM DIÁLOGO COM ABUD (2004), DAVID (2002), FERREIRA (2013), DENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA É PAUTADA EM UMA ANÁLISE METODOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ADVOGAMOS A IDEIA DE QUE A MÚSICA ARTICULADA AS REDES DIGITAIS, PROPICIA NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO PARA APROXIMAR A REALIDADE SOCIAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, MEDIATIZADOS ATRAVÉS DA MÚSICA PODE COLABORAR PARA MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO PERMITIR A VISÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONTEXTO COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: O ensino e a pesquisa em História"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO  DE HISTÓRIA., REFUGIADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA16_ID789_02052019213920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCILA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCILA ALMEIDA"
    "autor_email" => "marcillaalmeida@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A MÚSICA FAZ PARTE DA HISTÓRIA HUMANA, PROPICIANDO EXPERIÊNCIAS DE DELEITE, ARTICULAÇÕES CULTURAIS, RITUALÍSTICAS, COMO TAMBÉM LAZER E SOCIABILIDADE. NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, OBSERVA-SE QUE A MESMA VEM A CONTRIBUIR COM DIFERENTES VISIBILIDADES DO MUNDO SOCIAL, REPRESENTANDO ASPECTOS DO POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL NO CAMPO EDUCACIONAL. A MÚSICA EDUCA E DESENVOLVE DIFERENTES FORMATAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. REPENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE É PARTIR DE DOIS PRISMAS: A DIVERSIDADE CULTURAL E DIGITAL, AS QUAIS, INFLUENCIAM, INTERFEREM NO MODO DE PENSAR E PLANEJAR A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, AO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE HISTÓRIA. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA ELUCIDAÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR, PARA ISSO ESCOLHEMOS A MÚSICA “DIÁSPORA” DOS TRIBALISTAS. A MÚSICA PROBLEMATIZA A QUESTÃO DOS REFUGIADOS, ASSIM COMO A INTOLERÂNCIA SOFRIDA POR ESTES, UM DOS TEMAS MAIS RECORRENTES NA ATUALIDADE E REQUER ATENÇÃO SOOBRE SUAS LUTAS, SUAS DIFICULDADES. PARA ISSO PROPOMOS UM DIÁLOGO COM ABUD (2004), DAVID (2002), FERREIRA (2013), DENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA É PAUTADA EM UMA ANÁLISE METODOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ADVOGAMOS A IDEIA DE QUE A MÚSICA ARTICULADA AS REDES DIGITAIS, PROPICIA NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO PARA APROXIMAR A REALIDADE SOCIAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, MEDIATIZADOS ATRAVÉS DA MÚSICA PODE COLABORAR PARA MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO PERMITIR A VISÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONTEXTO COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.