O RELATO CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NO TURNO DA NOITE. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR AS IDEIAS INICIAIS DO LICENCIANDO EM QUÍMICA ACERCA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UMA DAS AÇÕES INTEGRANTES DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELATANDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM TURMAS DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. UMA DAS PREOCUPAÇÕES DURANTE O PROGRAMA É CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE ESTES SE MOSTRAM DESINTERESSADOS E DESMOTIVADOS, NÃO SOMENTE, PELA QUÍMICA, MAS, TAMBÉM PELAS OUTRAS DISCIPLINAS. AO FINAL DA ANÁLISE CONSEGUIU-SE PONTUAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA E TAMBÉM PERCEBER QUE A LITERATURA APONTA MÚLTIPLOS FATORES PARA AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.